Você sabia que um evento online é cheio de vantagens? Sendo as principais: possibilidade de participar a partir de qualquer lugar do mundo, maior alcance de público e redução de custos com aluguel de espaços.

#Confira este conteúdo do nosso blog para entender as vantagens e saber o que é preciso para organizar seu evento online!

Esta modalidade está disponível na Doity e vamos te mostrar a seguir como criar o seu evento online. Lembrando que, se o seu evento for gratuito, você utiliza a plataforma gratuitamente.

| Faça seu cadastro

O primeiro passo é criar sua conta Doity, através do link https://doity.com.br/cadastro. Feito o cadastro, você receberá um link de confirmação, para ativar sua conta.

Após a confirmação você será redirecionado para o nosso painel administrativo (https://doity.com.br/admin), onde pode criar um novo evento e gerenciar os que foram criados.

Atenção: se você já tem seu cadastro na plataforma e quer apenas mudar um evento presencial para a modalidade online, basta acessar o menu Editar evento >> Passo 1 e habilitar a opção Evento Online.

| Crie o seu evento

É bem simples e rápido, em alguns minutos você cria o seu evento e já pode fazer a divulgação do site de inscrições. Basta ir na opção Criar novo evento e seguir os passos abaixo:



Passo 1 - Informações:

Neste passo você deve inserir as informações básicas do seu evento:

Nome do evento;

Descrição (o que é o evento, resumo da programação, etc);

E-­mail para o contato direto com os participantes;

Inclusão de endereços de algumas redes sociais (facebook, twitter e instagram);

Data e horário de início do evento (da primeira atividade a ser realizada no evento) e de término (da última atividade a ser realizado no evento);

Link de transmissão.



Atenção: o campo do link de transmissão fica visível no site do evento, mas caso não queira deixá-lo no site é só marcar que ainda não possui.

Passo 2 - Informações referentes às inscrições do evento:

Nesse passo, você deve cadastrar as informações referentes às inscrições do seu evento:

Total de vagas ofertadas no evento (deve ser inserido o número total de vagas disponíveis);

Lotes de inscrições - são tipos de inscrições (estudante, profissional, sócio) que um evento pode ter (veja mais);

Cupons de desconto - você pode criar códigos de desconto para lotes específicos (veja mais);

Juros do parcelamento - fica a critério do organizador optar por quem paga os juros do parcelamento. É possível repassá-lo ao comprador (padrão) ou possibilitar que ele parcele a compra sem juros e os juros sejam descontados do valor que você receberá pela venda;

Taxa de serviço - é a taxa (10%) que a plataforma cobra de cada venda confirmada. Ela pode ser descontada do valor que você, organizador, recebe ou cobrada do participante (veja como receber os pagamentos);

Atenção: como forma de ajudar os produtores de eventos neste momento de crise, a partir do dia 27/03/20, para todos os eventos online que realizarem vendas até 30/06, a taxa de serviço cobrada reduzirá de 10% para 6,90%.

Formulário de inscrição - onde você pode criar novos campos para solicitar informações aos participantes. Ex: telefone, CPF, cidade/estado, instituição, etc.

Passo 3 - Configurações do site do evento:

Neste passo você deve configurar a aparência do seu site e escolher por exemplo o template que será utilizado no site, cor ou imagem de fundo, etc.

Atualmente disponibilizamos quatro opções de templates:

O template 1 (Modern) é o mais completo, com páginas internas e possibilidade de utilizar todas as ferramentas da plataforma, como submissão de trabalhos, blog do evento, programação detalhada, etc.



Confira aqui modelos de site de eventos com alguns dos nossos templates: template modern, template basic e template classic.

Além do template, também é possível configurar outros itens da aparência do site:

Cor do tema e imagem de fundo, topo do site (pode inserir banner, logomarca ou um texto);

Inserir informações sobre o organizador do evento (nome, descrição e logomarca);

Informações de credenciamento, que ficam disponíveis no comprovante de inscrição (voucher) do participante;

Link da página;

Publicar o evento.

Após finalizar o cadastro, você terá acesso ao painel do evento, com todas as ferramentas de gerenciamento disponíveis.

Você pode ainda acessar a opção Avançado, no seu painel, onde terá acesso à diversas outras configurações para a página do evento e inscrições.

#DicaDoity: alguns organizadores utilizam o campo do texto adicional dos emails de confirmação (disponível no menu Avançado, como mostra a imagem abaixo) para enviar o link de transmissão. Fazendo isso, o participante só receberá o link quando estiver com a sua inscrição confirmada.



| Dica de ferramenta de transmissão de vídeos

Na hora de escolher a plataforma para transmitir o seu evento, o YouTube Live é uma ótima opção por ser fácil de usar e estável. Fazer testes com a ferramenta é fundamental para aproveitá-la da melhor forma no dia do evento e evitar contratempos.

Para saber os primeiros passos de como criar sua transmissão e saber os recursos disponíveis, você pode acessar este link da Central de ajuda do Youtube e tirar suas dúvidas:

Como transmitir ao vivo no YouTube

Listamos algumas outras plataformas gratuitas que você pode utilizar para a transmissão, neste conteúdo. Dá uma olhada!

Bom, agora você já sabe como criar seu evento online na plataforma, mas, se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o nosso time de suporte através do chat, e-mail (contato@doity.com.br) ou telefone (82) 99927-9823.
Esse artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!