Artigos sobre: Eventos online

Como usar o Zoom para transmitir seu evento online

O Zoom é um serviço de videoconferência que você pode usar para se encontrar virtualmente com outras pessoas - por vídeo, somente áudio ou ambos - e permite gravar essas sessões para visualização posterior, ou seja, você pode compartilhar seus vídeos pós-evento, tudo isso através de uma plataforma fácil de usar.

Um ponto muito importante é que ela permite a transmissão do seu evento no YouTube ou Facebook, podendo alcançar a visualização de ainda mais pessoas.

Venha com a gente conhecer essa ferramenta!


| Se inscreva e baixe o Zoom



Inscreva-se e faça o download do Zoom no seu computador. Basta acessar o site zoom.us e clicar no botão para fazer o registro, como mostrado abaixo:




O primeiro passo é inserir seu e-mail:



Assim que se inscrever, você receberá um e-mail para verificar sua nova conta no Zoom. Depois de verificar você será redirecionado para inserir nome, sobrenome e criar uma senha.

Depois de informar nome, senha e clicar em “Continuar”, já aparece a opção de Iniciar uma reunião ou acessar sua conta:




Clicando em Iniciar Reunião Agora você irá para uma página que terá a opção de baixar a plataforma.

Depois de concluir o download, ela irá inicializar e automaticamente será aberta uma reunião-teste que te apresentará a plataforma e te mostrará uma noção inicial. Vamos entrar em mais detalhes sobre cada funcionalidade adiante:



Caso clique em Ir para minha conta você entrará no menu de configurações da sua conta, onde poderá configurar com mais detalhes seu perfil, clique em “Planos e Preços” (1) para saber mais sobre o assunto, como mostrado abaixo.

Caso queria começar a usar a plataforma clique em “Realizar Uma Reunião” (2), onde, você será redirecionado para ela!




| Escolha o melhor plano para o seu evento:



Depois de se inscrever e baixar, você deve escolher seu plano. Existe uma versão gratuita do Zoom que será boa para a maioria dos cenários e há uma versão paga com mais recursos. Em ambos você pode realizar reuniões virtuais, conversar por vídeo, fazer conferências com mais de um anfitrião, ligações que você pode compartilhar da tela, até ministrar aulas e mostrar slides.

Enquanto o plano gratuito permite fazer transmissões de até 40 minutos e convidar 100 pessoas, a conta empresarial (paga) amplia o número de participantes para 1.000 pessoas, sem limite de duração e te dá acesso ao Zoom Webinar. Você deve escolher a que faz mais sentido para o seu evento. Clique aqui](https://zoom.us/pricing) para saber detalhes de cada um dos planos.

Conheça os diferentes planos:



Atenção: para utilizar o Youtube Live, fazendo assim transmissões ao vivo no seu evento, é necessário ter um dos seguintes planos: Profissional, Corporativo ou Empresarial. Caso você só tenha o plano Básico, não será possível.

| Inicie o Evento



Assim que iniciar sua transmissão você poderá usar recursos como ativar e desativar as configurações de vídeo e microfone, convidar outros participantes para a reunião, conversar com eles, gravar a reunião e compartilhar sua tela.



Explicando um pouco mais detalhadamente esses recursos, nós temos:

Join Audio: após configurar sua entrada e saída de áudio, é aqui onde você silencia o seu próprio áudio.

Start/Stop Video: essa opção não afeta de maneira alguma a reunião nem impede o público de continuar escutando o áudio, somente cancela a câmera, por isso, se você não quiser mostrar seu rosto no vídeo, simplesmente pressione esse botão.

Invite: você pode usar seus contatos do Zoom aqui ou usar um enviar um email, se quiser você pode obter um link para copiar e enviar a algum participante.

Manage Participants: aqui você pode silenciar pessoas específicas e até todas as pessoas que estão onlines, por exemplo, se você está apresentando sozinho e não quer que outros fiquem falando, silencie todos. Existe também outra opção em que você pode silenciar os participantes na entrada para não ouvi-los se eles não se lembrarem de silenciar a si mesmos.

Chat: você pode definir para que todos possam basicamente conversar ao lado e compartilhar arquivos.

Record: essa opção grava o que está acontecendo na tela. Quando quiser parar de gravar é só apertar em Recording, após o término da apresentação o arquivo ficará salvo no seu computador.

Reactions: nessa opção você tem reações que podem ser feitas durante a apresentação como um emoji de aplauso ou joinha.

End Meetings: quando terminar, pressione End Meeting do lado direito. Ao pressionar você terá duas opções, sair da reunião para que ela continue sem você ou encerre a reunião caso você seja o anfitrião.


| Como usar o Zoom integrado ao Youtube



Agora vamos mostrar como fazer suas transmissões ao vivo pelo Youtube Live usando a plataforma Zoom.

Faça login no Zoom e entre nas configurações do Zoom Meetings:



Clicando em Em reunião (Avançado), você encontrará a configuração Permitir streaming ao vivo das reuniões.



Clique no botão do lado direito para habilitar as transmissões ao vivo.

Isso revelará uma caixa de texto onde você escolhe qual plataforma de streaming usar, como Facebook, Workplace by Facebook, YouTube e qualquer outra plataforma alternativa. Se quiser compartilhar com o YouTube é só selecionar a opção que corresponde.




Agora que você habilitou o uso das plataformas, vamos ensinar como configurar para sua reunião!


| Configure antes de iniciar a transmissão



Recomendamos iniciar essas etapas pelo menos meia hora antes do início do seu evento.

Comece seu evento com o Zoom

Clique no botão More… na barra de ferramentas de controle de reunião Zoom



Escolha a opção Live on YouTube:



Inicie sua live no Youtube.

Você será redirecionado para uma aba no YouTube em que será pedido para colocar as informações da live do seu evento.

Depois é só apertar em “Transmitir ao Vivo”.

Depois é necessário voltar ao Zoom onde está sendo gravado o vídeo e você verá no canto superior esquerdo que você está ao vivo. Caso esteja pelo YouTube aparecerá que está ao vivo pelo YouTube, no exemplo abaixo está ao vivo pelo Facebook.
Nesse mesmo lugar você pode parar a live, ver diretamente pelo Youtube/Facebook e também copiar o link da live para enviar aos participantes.




| Finalize a transmissão



Finalize a live na sua reunião do Zoom clicando no botão End Meeting na barra de ferramentas de controle de reunião.



| Use a Doity Play



Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.

Ainda está em dúvidas quanto a usar ou não o nosso ambiente de transmissão? Confira 12 razões para usar a Doity play no seu evento online!



| Como testar a incorporação Zoom >> Youtube >> Doity play



Fazer testes de transmissão antes do evento ocorrer é muito importante para não comprometer o sucesso do seu evento online. Lembrando que para integrar à Doity play, obrigatoriamente a transmissão do Zoom deve estar vinculado ao Youtube. Vamos, agora, mostrar como testar essa incorporação do vídeo ao vivo utilizando essas plataformas.

Seguindo os passos de como configurar a Doity Play, é só inserir o link que você criou no zoom, vinculado ao Youtube, na sala criada na Doity play (veja o passo a passo aqui):



Após inserir o link, é necessário fazer a visualização da transmissão. Nesse caso é só apertar o botão que aparece na área de Transmissão:



Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

| Dicas



Explore o Zoom

Explore o Zoom na sua área de trabalho. Faça o download no seu PC ou notebook, organize uma reunião de teste, clique ao redor, tente o compartilhamento de tela, gravação, bate-papo e assim por diante. Por fim, faça login na sua conta em zoom.us/signin para ativar alguns recursos gratuitos interessantes, como aparência e fundos virtuais.

Teste seus equipamentos

Antes de começar o evento ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Então, verifique se a webcam está funcionando, se o microfone está com o volume adequado, se a internet está estável e se as ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

Teste outras ferramentas de transmissão

É fundamental escolher uma ferramenta que atenda as necessidades do seu evento, então, se você está com dúvidas, teste algumas outras. Preparamos mais opções para você com o passo a passo completo:

Stage Ten

StreamYard

OBS


Você conferiu as nossas dicas de ferramentas de transmissão, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!