O Zoom é um serviço de videoconferência que você pode usar para se encontrar virtualmente com outras pessoas - por vídeo, somente áudio ou ambos - e permite gravar essas sessões para visualização posterior, ou seja, você pode compartilhar seus vídeos pós-evento, tudo isso através de uma plataforma fácil de usar.

Um ponto muito importante é que ela permite a transmissão do seu evento no YouTube ou Facebook, podendo alcançar a visualização de ainda mais pessoas.

Venha com a gente conhecer essa ferramenta!

| Se inscreva e baixe o Zoom

Inscreva-se e faça o download do Zoom no seu computador. Basta acessar o site zoom.us e clicar no botão para fazer o registro, como mostrado abaixo:



O primeiro passo é inserir seu e-mail:



Assim que se inscrever, você receberá um e-mail para verificar sua nova conta no Zoom. Depois de verificar você será redirecionado para inserir nome, sobrenome e criar uma senha:



Depois de informar nome, senha e clicar em “Continuar”, já aparece a opção de Iniciar uma reunião ou acessar sua conta:



Clicando em Iniciar Reunião Agora você irá para uma página que terá a opção de baixar a plataforma.

Depois de concluir o download, ela irá inicializar e automaticamente será aberta uma reunião-teste que te apresentará a plataforma e te mostrará uma noção inicial. Vamos entrar em mais detalhes sobre cada funcionalidade adiante:



Caso clique em Ir para minha conta você entrará no menu de configurações da sua conta, onde poderá configurar com mais detalhes seu perfil, clique em “Planos e Preços” (1) para saber mais sobre o assunto, como mostrado abaixo.

Caso queria começar a usar a plataforma clique em “Realizar Uma Reunião” (2), onde, você será redirecionado para ela!



| Escolha o melhor plano para o seu evento:

Depois de se inscrever e baixar, você deve escolher seu plano. Existe uma versão gratuita do Zoom que será boa para a maioria dos cenários e há uma versão paga com mais recursos. Em ambos você pode realizar reuniões virtuais, conversar por vídeo, fazer conferências com mais de um anfitrião, ligações que você pode compartilhar da tela, até ministrar aulas e mostrar slides.

Enquanto o plano gratuito permite fazer transmissões de até 40 minutos e convidar 100 pessoas, a conta empresarial (paga) amplia o número de participantes para 1.000 pessoas, sem limite de duração e te dá acesso ao Zoom Webinar. Você deve escolher a que faz mais sentido para o seu evento.

Conheça os diferentes planos:



| Aprenda a usar o aplicativo Zoom



Agora você está configurado para usar o Zoom. Para começar é necessário inicializar o aplicativo. Você pode iniciar uma nova reunião imediatamente clicando em New Meeting e para ingressar em uma reunião na qual foi convidado, você deve clicar na opção Join.

Se você ainda não iniciou uma chamada, pode começar a compartilhar sua tela, na tela inicial do aplicativo Zoom. É só clicar na opção Share screen. Um pop-up será aberto solicitando a Chave de compartilhamento ou o ID da reunião. Você precisará inserir essas informações para participar de uma vídeo chamada em andamento. Clique em "Share" quando estiver pronto:



Agora, basta escolher o que deseja compartilhar na vídeo chamada. Você terá muitas opções, como várias telas, um quadro branco, seu iPhone, qualquer aplicativo que esteja aberto no seu computador e muito mais. Selecione o que deseja compartilhar e clique no botão azul "Share" no canto inferior direito. Pronto, você entrou na chamada e está compartilhando a tela que selecionou.



E por último, clicando em Schedule poderá agendar um evento para o futuro. Em seguida, você pode editar os detalhes de sua reunião - como agendar uma reunião recorrente, definir uma senha para a reunião e escolher qual calendário deseja sincronizar. Por exemplo, tendo um evento que dure mais de um dia, você pode deixar agendado os dias da live desse evento antecipadamente.



| Inicie o Evento

Assim que iniciar sua transmissão você poderá usar recursos como ativar e desativar as configurações de vídeo e microfone, convidar outros participantes para a reunião, conversar com eles, gravar a reunião e compartilhar sua tela.



Explicando um pouco mais detalhadamente esses recursos, nós temos:

Join Audio: após configurar sua entrada e saída de áudio, é aqui onde você silencia o seu próprio áudio.

Start/Stop Video: essa opção não afeta de maneira alguma a reunião nem impede o público de continuar escutando o áudio, somente cancela a câmera, por isso, se você não quiser mostrar seu rosto no vídeo, simplesmente pressione esse botão.

Invite: você pode usar seus contatos do Zoom aqui ou usar um enviar um email, se quiser você pode obter um link para copiar e enviar a algum participante.

Manage Participants: aqui você pode silenciar pessoas específicas e até todas as pessoas que estão onlines, por exemplo, se você está apresentando sozinho e não quer que outros fiquem falando, silencie todos. Existe também outra opção em que você pode silenciar os participantes na entrada para não ouvi-los se eles não se lembrarem de silenciar a si mesmos.

Chat: você pode definir para que todos possam basicamente conversar ao lado e compartilhar arquivos.

Record: essa opção grava o que está acontecendo na tela. Quando quiser parar de gravar é só apertar em Recording, após o término da apresentação o arquivo ficará salvo no seu computador.

Reactions: nessa opção você tem reações que podem ser feitas durante a apresentação como um emoji de aplauso ou joinha.

End Meetings: quando terminar, pressione End Meeting do lado direito. Ao pressionar você terá duas opções, sair da reunião para que ela continue sem você ou encerre a reunião caso você seja o anfitrião.

| Habilite o recurso de transmissão ao vivo

Agora vamos mostrar como fazer suas transmissões ao vivo pelo Youtube Live usando a plataforma Zoom.

Faça login no Zoom e entre nas configurações do Zoom Meetings:



Clicando em Em reunião (Avançado), você encontrará a configuração Permitir streaming ao vivo das reuniões.



Clique no botão do lado direito para habilitar as transmissões ao vivo.

Isso revelará uma caixa de texto onde você escolhe qual plataforma de streaming usar, como Facebook, Workplace by Facebook, YouTube e qualquer outra plataforma alternativa. Se quiser compartilhar com o YouTube é só selecionar a opção que corresponde.



Agora que você habilitou o uso das plataformas, vamos ensinar como configurar para sua reunião!

| Configure antes de iniciar a transmissão

Recomendamos iniciar essas etapas pelo menos meia hora antes do início do seu evento.

Comece seu evento com o Zoom

Clique no botão More… na barra de ferramentas de controle de reunião Zoom



Escolha a opção Live on YouTube:



Inicie sua live no Youtube.

Você será redirecionado para uma aba no YouTube em que será pedido para colocar as informações da live do seu evento.

Depois é só apertar em “Transmitir ao Vivo”.

Depois é necessário voltar ao Zoom onde está sendo gravado o vídeo e você verá no canto superior esquerdo que você está ao vivo. Caso esteja pelo YouTube aparecerá que está ao vivo pelo YouTube, no exemplo abaixo está ao vivo pelo Facebook.
Nesse mesmo lugar você pode parar a live, ver diretamente pelo Youtube/Facebook e também copiar o link da live para enviar aos participantes.



| Finalize a transmissão

Finalize a live na sua reunião do Zoom clicando no botão End Meeting na barra de ferramentas de controle de reunião.



Pronto, agora você sabe como fazer uma livestream para seu evento, abaixo estaremos entrando em mais detalhes sobre o Zoom Webinar!

| Conheça o Zoom Webinar

As plataformas Zoom Meetings e Webinar oferecem recursos e funcionalidades semelhantes, mas têm algumas diferenças importantes.

O Zoom Meetings foi projetado para eventos colaborativos, com todos os participantes podendo compartilhar a tela, ativar o vídeo, áudio e ver quem mais está presente.

Webinars são projetados para que você e qualquer palestrante designado possam compartilhar seus vídeos, áudio e tela. Os webinars permitem que os participantes apenas visualizem. Eles têm a capacidade de interagir por meio de perguntas e respostas, bate-papo e responder perguntas de pesquisas. Você também pode ativar o som dos participantes.

Pense em webinars como uma sala de aula virtual ou um auditório. Os seminários on-line são ideais para grandes audiências ou eventos abertos ao público. Normalmente, os participantes de webinar não interagem entre si. Embora o Zoom ofereça opções para você se socializar mais com os participantes, seu seminário on-line médio tem uma ou poucas pessoas conversando com um público.

O agendamento de um Webinar leva apenas alguns cliques. Após o login no site entre no seu perfil e clique na guia Webinars.



Caso você não tenha acesso a ferramenta de Webinars, será redirecionado a página mostrada abaixo, onde será explicado rapidamente sobre o assunto. Lembrando que será necessário ter uma conta profissional, corporativa ou empresarial para liberar o Zoom Webinar.



Caso sua conta já tenha o acesso a ferramenta, depois de clicar em Webinar é só ir em "Schedule a Webinar”



Depois, você pode configurar seu Webinar, definindo, por exemplo, um tópico e uma descrição desse evento:



Depois de configurar é só apertar em Schedule!



Depois de agendar o evento, descendo um pouco a página, você verá a seção Invite, onde poderá convidar os palestrantes.



| Aprenda como começar um Webinar

Existem algumas maneiras pelas quais você pode iniciar seu webinar.

Entre no site do Zoom e clique em Webinars. Encontre o webinar que deseja e clique em Start.



Caso você esteja na plataforma do Zoom, clique na guia Meetings.



Encontre o webinar e clique em Start.



Pronto, agora você sabe usar o básico da plataforma Zoom!

| Dicas

Explore o Zoom

Explore o Zoom na sua área de trabalho. Faça o download no seu PC ou notebook, organize uma reunião de teste, clique ao redor, tente o compartilhamento de tela, gravação, bate-papo e assim por diante. Por fim, faça login na sua conta em zoom.us/signin para ativar alguns recursos gratuitos interessantes, como aparência e fundos virtuais.

Teste seus equipamentos

Antes de começar o evento ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Então, verifique se a webcam está funcionando, se o microfone está com o volume adequado, se a internet está estável e se as ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

Teste outras ferramentas de transmissão

É fundamental escolher uma ferramenta que atenda as necessidades do seu evento, então, se você está com dúvidas, teste algumas outras. Preparamos mais opções para você com o passo a passo completo:

Stage Ten

StreamYard

OBS

Você conferiu as nossas dicas de ferramentas de transmissão, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

Use a Doity Play

Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.



Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo chat, e-mail (contato@doity.com.br) ou telefone (82) 99927-9823.
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