Artigos sobre: Eventos online

Como usar o StreamYard para transmitir seu evento online

| StreamYard


https://streamyard.com/

Essa ferramenta via web permite a criação de conferências com compartilhamento de tela, áudio e vídeo, além disso é possível convidar mais seis pessoas para estarem simultaneamente na transmissão (esta última opção funciona apenas pelo computador).




Apesar da plataforma estar em inglês ela é extremamente intuitiva e simples, tendo como foco a transmissão de videoconferências com abertura para streaming como o Youtube, Facebook e Twitch de uma forma prática, sem exigir uma grande estrutura de equipamento.

A ferramenta está disponível de forma gratuita e também tem uma versão paga, que disponibiliza a transmissão em mais de uma plataforma e edições na imagem de fundo da tela. Apesar disso, sua versão gratuita é bem versátil e supre a maior parte das necessidades de seus usuários, variando no limite de 20 horas de transmissão mensais.


| Como fazer meu cadastro?



Acessando a página https://streamyard.com/signup você deve preencher o campo mostrado abaixo com seu e-mail e eles enviarão um código de verificação, esse processo também será feito todas as vezes para acessar a plataforma.




Após o recebimento do código preencha no campo informado e clique em “Entrar”, então você já terá acesso em sua conta.






| Como associar minha conta do Youtube?



Logo no primeiro acesso você precisará adicionar um destino (da transmissão), então selecione a opção “Canal do YouTube”.




Então acesse uma conta na Google e aceite a permissão de acesso ao Youtube.




#Atenção: se você utilizar o YouTube para hospedar a transmissão, devido a uma política recente deles, para incorporar uma live em outra plataforma (nesse caso, a Doity play), é necessário que a sua conta Google tenha sido criada antes de agosto de 2016 ou possua mais de 1000 inscritos no canal (confira as regras aqui). Já nos vídeos gravados, não tem essa limitação. Mas, se a sua live tiver esse bloqueio, você pode optar pelo Twitch (passo a passo abaixo), que também é uma ferramenta gratuita e pode ser integrada ao Streamyard.


| Como associar minha conta do Twitch?



Clique em “Destinos” e vá até a opção “TWITCH".



Então acesse sua conta na Twitch.

Aceite a permissão de acesso ao Twitch.



Pronto, sua conta do Twitch está vinculada ao StreamYard.


| Como criar e preparar a transmissão?



Para criar uma nova transmissão, clique em “Criar uma transmissão” e em seguida selecione a conta a ser utilizada. Na aba “Transmissões passadas” você pode acessar suas transmissões anteriores.



Após selecionar a conta, insira um título para sua Live em “Título”, podendo adicionar uma descrição. Abaixo, há o campo de Privacidade, na qual a opção pública permite que qualquer pessoa tenha acesso a ela, então selecione a opção “Não listados”, que dá acesso apenas a quem tiver o link. Logo após, selecione a opção “Criar uma transmissão".



Agora irá aparecer uma configuração para ativar sua câmera e microfone. Caso não queira que apareçam, clique nos ícones "Silenciar" e "Parar câmera". Digite seu nome ou como queira que apareça e clique na opção “Entrar no estúdio”.



Já na tela principal, do lado esquerdo, separei três áreas, como mostra na imagem abaixo:



Na área 1 é possível selecionar o modo de exibição da captura de vídeo alternando entre a dos participantes e do compartilhamento de tela. É nela que mostra o que estará sendo exibido na transmissão.

Na área 2 é possível ver as suas fontes de vídeo na transmissão, como os participantes e suas transmissões de telas, para enviar para a área 1 basta clicar no botão de “+” que aparecerá quando você passar o mouse sobre a fonte, você também poderá controlar o acesso do microfone dos participantes.

Na área 3 você poderá controlar o seu dispositivo de captura de áudio e de vídeo, além de poder compartilhar sua tela na opção “Compartilhar”. É nela que você tem a função de adicionar outros participantes clicando na opção “Convidar”, ela vai gerar um link, basta então clicar na opção “Copiar para área de transferência” e enviar para quem você deseja que esteja na transmissão.



Obs.: esse link será para os convidados que estarão na live, não dos seus participantes!

No canto superior da direita há um menu relacionado a sua conta do YouTube, nela você poderá alterar as informações iniciais da transmissão em “Editar”, remover aquela conta como destino da transmissão em “Remover” e ver como está a transmissão pelo YouTube, assim como as pessoas que estão assistindo.



Ao lado desse menu, a uma opção “Transmitir ao vivo”, clicando nela você poderá iniciar sua transmissão e para encerrá-la selecione no mesmo local a opção “Encerrar a transmissão”.




Ao clicar em "Ver no YouTube", você poderá copiar o link na área superior e usar para que as pessoas possam assistir a transmissão ou para anexar à Doity play, nosso ambiente de transmissão.

#Importante: caso o seu evento online seja pelo Twitch, o procedimento é o mesmo, a diferença é que vai aparecer na tela a opção "Ver no Twitch". Então, você vai clicar, acessar a transmissão e copiar o link.




Pronto, agora você já sabe como utilizar o Streamyard para transmitir seu evento online.

| Dicas



Teste seus equipamentos

Antes de começar o evento ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Então, verifique se a webcam está funcionando, se o microfone está com o volume adequado, se a internet está estável e se as ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

Teste outras ferramentas de transmissão

É fundamental escolher uma ferramenta que atenda as necessidades do seu evento, então, se você está com dúvidas, teste algumas outras. Preparamos mais opções para você com o passo a passo completo:

Zoom

Stage Ten

OBS

Veja como criar seu evento online na Doity!

Use a Doity Play

Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Dá uma olhada!

Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online e pelas enquetes.



Ainda está em dúvidas quanto a usar ou não o nosso ambiente de transmissão? Confira 12 razões para usar a Doity play no seu evento online!

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!