| StreamYard
https://streamyard.com/

Essa ferramenta via web permite a criação de conferências com compartilhamento de tela, áudio e vídeo, além disso é possível convidar mais seis pessoas para estarem simultaneamente na transmissão (esta última opção funciona apenas pelo computador).



Apesar da plataforma estar em inglês ela é extremamente intuitiva e simples, tendo como foco a transmissão de videoconferências com abertura para streaming como o Youtube, Facebook e Twitch de uma forma prática, sem exigir uma grande estrutura de equipamento.

A ferramenta está disponível de forma gratuita e também tem uma versão paga, que disponibiliza a transmissão em mais de uma plataforma e edições na imagem de fundo da tela. Apesar disso, sua versão gratuita é bem versátil e supre a maior parte das necessidades de seus usuários, variando no limite de 20 horas de transmissão mensais.

| Como fazer meu cadastro?

Acessando a página https://streamyard.com/signup você deve preencher o campo mostrado abaixo com seu e-mail e eles enviarão um código de verificação, esse processo também será feito todas as vezes para acessar a plataforma.



Após o recebimento do código preencha no campo informado e clique em “Log In”, então você já terá acesso em sua conta.



| Como associar minha conta do Youtube?

Logo no primeiro acesso você precisará adicionar um destino (da transmissão), então selecione a opção “YouTube Channel”.



Então acesse uma conta na Google e aceite a permissão de acesso ao Youtube.



| Como criar e preparar a transmissão?

Para criar uma nova transmissão, clique em “Create a Broadcast” e em seguida selecione a conta a ser utilizada. Na aba “Past Broadcasts” você pode acessar suas transmissões anteriores.



Após selecionar a conta, insira um título para sua Live em “Title”, podendo adicionar uma descrição. Abaixo, há o campo de Privacidade da transmissão (Privacy), na qual a opção pública permite que qualquer pessoa tenha acesso a ela, então selecione a opção “unlisted”, que dá acesso apenas a quem tiver o link. Logo após, selecione a opção “Create a Broadcast” (criar uma transmissão).



Agora irá aparecer uma configuração para a entrada do seu dispositivo de vídeo (webcam) e a entrada de áudio. Caso não queira que apareçam, clique no ícone referente a uma câmera e um microfone. Digite seu nome ou como queira que apareça e clique na opção “Enter Broadcast Studio”.



Já na tela principal, do lado esquerdo, separei três áreas, como mostra na imagem abaixo:



Na área 1 é possível selecionar o modo de exibição da captura de vídeo alternando entre a dos participantes e do compartilhamento de tela. É nela que mostra o que estará sendo exibido na transmissão.

Na área 2 é possível ver as suas fontes de vídeo na transmissão, como os participantes e suas transmissões de telas, para enviar para a área 1 basta clicar no botão de “+” que aparecerá quando você passar o mouse sobre a fonte, você também poderá controlar o acesso do microfone dos participantes.

Na área 3 você poderá controlar o seu dispositivo de captura de áudio e de vídeo, além de poder compartilhar sua tela na opção “Share Screen”. É nela que você tem a função de adicionar outros participantes clicando na opção “invite”, ela vai gerar um link, basta então clicar na opção “Copy to Clipboard” e enviar para quem você deseja que esteja na transmissão.



Obs.: esse link será para os convidados que estarão na live, não dos seus participantes!

No canto superior da direita há um menu relacionado a sua conta do YouTube, nela você poderá alterar as informações iniciais da transmissão em “Edit”, remover aquela conta como destino da transmissão em “Remove” e ver como está a transmissão pelo YouTube, assim como as pessoas que estão assistindo.

Ao lado desse menu, a uma opção “Go Live”, clicando nela você poderá iniciar sua transmissão e para encerrá-la selecione no mesmo local a opção “End Broadcast”.



Ao acessar a transmissão no YouTube, você poderá copiar o link na área superior e usar para que as pessoas possam assistir a transmissão ou para anexar à plataforma da Doity.



Pronto, agora você já sabe como utilizar o Streamyard para transmitir seu evento online no Youtube.

| Dicas

Teste seus equipamentos

Antes de começar o evento ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Então, verifique se a webcam está funcionando, se o microfone está com o volume adequado, se a internet está estável e se as ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

Teste outras ferramentas de transmissão

É fundamental escolher uma ferramenta que atenda as necessidades do seu evento, então, se você está com dúvidas, teste algumas outras. Preparamos mais opções para você com o passo a passo completo:

Zoom

Stage Ten

OBS

Você conferiu as nossas dicas de ferramentas de transmissão, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

Use a Doity Play

Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.



Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo chat, e-mail (contato@doity.com.br) ou telefone (82) 99927-9823.
Esse artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!