Artigos sobre: Eventos online

Como usar o Youtube para transmitir seu evento online

O YouTube é a plataforma mais conhecida de compartilhamento de vídeos. Por ele, também é possível fazer transmissões ao vivo de forma gratuita.

As transmissões ao vivo são uma funcionalidade estratégica para eventos online. Vamos explicar a seguir como fazer uma “live” pelo YouTube.

Se o seu evento precisa reunir palestrantes em locais distintos, você pode utilizar outras ferramentas de transmissão que possuem esta funcionalidade e têm integração com o Youtube, como por exemplo: Zoom, Stage Ten e StreamYard.

| Faça seu cadastro



Entre em https://youtube.com/signup e preencha os campos, caso já possua uma conta do Google, escolha a opção “Faça login em vez disso” e aperte em “Próxima”.




#Observação: para transmitir ao vivo sua conta precisa estar verificada, realize a verificação acessando https://www.youtube.com/verify.

| Configure sua transmissão



Após o cadastro, você será direcionado para a tela inicial do site. No canto superior direito, pressione no símbolo da câmera e em seguida “Transmitir ao vivo”.




Surgirá a tela do YouTube Studio, na qual você fará a configuração das transmissões. No primeiro menu você pode criar um streaming. Esta função é útil quando você utiliza outro programa para organizar sua “live”, como o Zoom e o OBS Studio, por exemplo.

Preencha os dados solicitados e clique em “Criar Stream”.





Na tela seguinte irá surgir algumas opções, a mais relevante é a chave de transmissão, que deve ser colada no programa de streaming para criar o vínculo com o YouTube.

Por questões de segurança, não divulgue a sua chave de transmissão para terceiros, pois qualquer pessoa com acesso a ela pode criar uma “live” a partir da sua conta.




A segunda opção é a “Webcam”, quando você opta por transmitir a partir da câmera nativa do computador ou alguma outra que esteja conectada nele.

É preciso preencher os campos da mesma forma que é feito na opção “Fazer streaming” e em seguida clicar em “Próxima”.

#Importante: o YouTube permite que o vídeo seja público, não listado ou privado. A opção não listado é a mais adequada para eventos online, pois libera o acesso somente às pessoas que possuem o link da transmissão.




A terceira opção é a de “Gerenciar”. Aqui você visualiza as transmissões criadas e o status de cada uma. A quarta opção, abaixo do botão “Gerenciar”, te direciona para a versão clássica do YouTube Studio.






| Ative a transmissão



Quando você clica em “Transmitir ao vivo”, a transmissão fica ativa e o seu público poderá ter acesso. No campo de “Chato ao vivo” localizado no lado direto, é possível receber comentários e interagir com os participantes.




Durante a transmissão, você consegue visualizar o tempo de duração, a quantidade de participantes e o número de curtidas. Na parte inferior, você consegue acompanhar a intensidade do sinal do microfone, botão de ativar/desativar microfone, botão de compartilhamento e o botão de encerrar a transmissão.




Pronto! Agora você já sabe como utilizar o YouTube para transmissões ao vivo.

Você conferiu as nossas dicas sobre o YouTube, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

| Use a Doity Play



Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.





Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

#Atenção: se você utilizar o YouTube para hospedar a transmissão, devido a uma política recente deles, para incorporar uma live em outra plataforma (nesse caso, a Doity play), é necessário que a sua conta Google tenha sido criada antes de agosto de 2016 ou possua mais de 1000 inscritos no canal (confira as regras aqui). Já nos vídeos gravados, não tem essa limitação. Mas, se a sua live tiver esse bloqueio, você pode optar pelo Twitch (passo a passo aqui), que também é uma ferramenta gratuita.


| Como incorporar sua transmissão do Youtube à Doity Play



Transmitindo utilizando ferramentas de stream (OBS Studio, StreamYard, Zoom).




Acesse a primeira opção no Youtube Studio e configure como o passo a passo passado acima e logo após clique na seta que está no canto superior direito.




Atenção: esse link ainda não é o que será incorporado na Doity Play.
Copie o link, cole e abra em outra aba do seu navegador. Perceba que será direcionado para um novo link do Youtube.




Agora copie esse novo link e cole no campo “Link da transmissão da Sala” na sala criada lá na Doity Play. Pronto, sua transmissão do Youtube está incorporada à Doity Play.

Caso queira gerar o link de transmissão com antecedência e deixar já programado, é só clicar na terceira opção em “Gerenciar” e “Programar uma Transmissão”. Para incorporar com a Doity Play é só seguir os mesmos passos acima.



Transmitindo utilizando a Webcam

Se for utilizado a opção de transmissão por Webcam, crie a transmissão utilizando o passo a passo que foi passado nesse artigo, clique no botão “Compartilhar” que aparecerá antes de iniciar o vídeo ao vivo.




Atenção: Esse link ainda não é o que será incorporado na Doity Play. Copie o link, cole e abra em outra aba do seu navegador. Perceba que será direcionado para um novo link do Youtube.




Agora copie esse novo link e cole no campo “Link da transmissão da Sala” na sala criada lá na Doity Play. Pronto, sua transmissão do Youtube está incorporada à Doity Play.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!