Como configurar o passo 2 para a criação do seu evento
Nesta segunda etapa, você vai configurar as vagas do evento, criar os lotes de inscrições, cupons de desconto, personalizar as perguntas do formulário do participante e mais.
O primeiro campo que você irá preencher será o do limite máximo de inscrições disponibilizadas no evento.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/11png_1b6h23d.png)
Você consegue saber quantas vagas o seu evento tem disponível colocando seu mouse em cima do sinal de interrogação (?), que fica ao lado da frase “Total de vagas”. É importante frisar que, quando o limite de vagas é atingido, as vagas se encerram automaticamente.
A próxima parte é o espaço onde ficarão todos os lotes que você irá cadastrar. Os lotes são os tipos de inscrições que um evento pode ter, exemplo: estudante, profissional, sócio, com desconto, convite, cortesia, etc.
Caso o seu evento seja novo ou ainda não tenha nenhum lote, será necessário criar pelo menos um, para que as inscrições sejam liberadas.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/22png_1c05g87.png)
Veja o tutorial completo de como criar e configurar os lotes do seu evento:
Como criar diferentes tipos de inscrição (lotes)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/lotes_w2ambc.png)
Caso deseje, você também pode criar cupons de descontos para o seu evento.
Veja aqui o tutorial completo:
Como criar cupons de desconto para o meu evento
Em eventos com vendas de inscrições, o parcelamento por cartão de crédito em até 12x te ajuda a oferecer as melhores opções de compras para os participantes, sem prejudicar no recebimento total dos valores, que ficam disponíveis na sua conta Mercado Pago, integralmente, dois dias após o pagamento (se a conta não estiver verificada, o prazo de recebimento é de 14 dias).
E você ainda pode optar por repassar os juros para o comprador ou descontar do valor que você recebe.
No link abaixo, você consegue consultar o custo do juros de acordo com a quantidade de parcelas escolhida pelo comprador:
Custos de parcelamento - Mercado Pago
Em eventos gratuitos você não paga nada para usar a Doity.
Se seu evento é pago, uma taxa fixa de 10% é cobrada por cada inscrição vendida e você terá todas as funcionalidades da Doity disponíveis, sem custos adicionais. E ainda pode optar por repassar a taxa para o comprador ou descontar do valor que você recebe.
Veja aqui o conteúdo completo sobre as ferramentas disponíveis nas modalidades gratuito e pago e confira mais detalhes sobre a nossa taxa de serviço:
Usar a Doity custa quanto?
Agora, você vai configurar os campos que serão preenchidos pelos participantes no ato da inscrição. Ex: telefone, CPF, cidade/estado, instituição, etc.
Veja aqui o tutorial completo:
Como criar e personalizar as perguntas no formulário do participante
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/44png_353d0k.png)
A última configuração do passo 2 é inserir a sua carteira de pagamento Mercado pago, caso o seu evento tenha vendas de inscrições, mas se ele for gratuito, basta marcar a opção “Nenhuma (Evento gratuito).
Para saber mais sobre o que é o Mercad Pago, como criar sua conta e integrar ao evento, veja o tutorial completo:
Como criar sua conta Mercado pago e integrar ao evento
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/image_eee90u.png)
Pronto! Agora que você terminou de preencher todos os campos do passo 2, você deve clicar em “Próximo”, no final da página, para salvar todas as informações cadastradas. Tem também o botão “Voltar”, caso deseje voltar para o passo 1 para alterar alguma informação, mas clique primeiro em Próximo, para garantir que primeiro sejam salvas todos os dados.
Confira os tutorias dos próximos passos para a criação do seu evento aqui na Doity:
Como configurar o passo 3
Funcionalidades do "Avançado"
#DicaDoity: no painel do evento, na opção Avançado, existem várias outras configurações disponíveis para o seu evento.
Você pode editar as informações inseridas sempre que quiser, mesmo após o início do evento. Para isso, basta acessar o menu Editar evento >> Passo 2.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/66png_1px3ugn.png)
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.
| Configurações de vendas e inscrições
O primeiro campo que você irá preencher será o do limite máximo de inscrições disponibilizadas no evento.
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Você consegue saber quantas vagas o seu evento tem disponível colocando seu mouse em cima do sinal de interrogação (?), que fica ao lado da frase “Total de vagas”. É importante frisar que, quando o limite de vagas é atingido, as vagas se encerram automaticamente.
| Lote/Tipo de inscrição:
A próxima parte é o espaço onde ficarão todos os lotes que você irá cadastrar. Os lotes são os tipos de inscrições que um evento pode ter, exemplo: estudante, profissional, sócio, com desconto, convite, cortesia, etc.
Caso o seu evento seja novo ou ainda não tenha nenhum lote, será necessário criar pelo menos um, para que as inscrições sejam liberadas.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/22png_1c05g87.png)
Veja o tutorial completo de como criar e configurar os lotes do seu evento:
Como criar diferentes tipos de inscrição (lotes)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/lotes_w2ambc.png)
| Cupons
Caso deseje, você também pode criar cupons de descontos para o seu evento.
Veja aqui o tutorial completo:
Como criar cupons de desconto para o meu evento
| Juros do parcelamento
Em eventos com vendas de inscrições, o parcelamento por cartão de crédito em até 12x te ajuda a oferecer as melhores opções de compras para os participantes, sem prejudicar no recebimento total dos valores, que ficam disponíveis na sua conta Mercado Pago, integralmente, dois dias após o pagamento (se a conta não estiver verificada, o prazo de recebimento é de 14 dias).
E você ainda pode optar por repassar os juros para o comprador ou descontar do valor que você recebe.
No link abaixo, você consegue consultar o custo do juros de acordo com a quantidade de parcelas escolhida pelo comprador:
Custos de parcelamento - Mercado Pago
| Taxa de serviço
Em eventos gratuitos você não paga nada para usar a Doity.
Se seu evento é pago, uma taxa fixa de 10% é cobrada por cada inscrição vendida e você terá todas as funcionalidades da Doity disponíveis, sem custos adicionais. E ainda pode optar por repassar a taxa para o comprador ou descontar do valor que você recebe.
Veja aqui o conteúdo completo sobre as ferramentas disponíveis nas modalidades gratuito e pago e confira mais detalhes sobre a nossa taxa de serviço:
Usar a Doity custa quanto?
| Campos do formulário de inscrições:
Agora, você vai configurar os campos que serão preenchidos pelos participantes no ato da inscrição. Ex: telefone, CPF, cidade/estado, instituição, etc.
Veja aqui o tutorial completo:
Como criar e personalizar as perguntas no formulário do participante
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/44png_353d0k.png)
| Carteira de pagamento:
A última configuração do passo 2 é inserir a sua carteira de pagamento Mercado pago, caso o seu evento tenha vendas de inscrições, mas se ele for gratuito, basta marcar a opção “Nenhuma (Evento gratuito).
Para saber mais sobre o que é o Mercad Pago, como criar sua conta e integrar ao evento, veja o tutorial completo:
Como criar sua conta Mercado pago e integrar ao evento
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/image_eee90u.png)
Pronto! Agora que você terminou de preencher todos os campos do passo 2, você deve clicar em “Próximo”, no final da página, para salvar todas as informações cadastradas. Tem também o botão “Voltar”, caso deseje voltar para o passo 1 para alterar alguma informação, mas clique primeiro em Próximo, para garantir que primeiro sejam salvas todos os dados.
| Próximas configurações
Confira os tutorias dos próximos passos para a criação do seu evento aqui na Doity:
Como configurar o passo 3
Funcionalidades do "Avançado"
#DicaDoity: no painel do evento, na opção Avançado, existem várias outras configurações disponíveis para o seu evento.
Você pode editar as informações inseridas sempre que quiser, mesmo após o início do evento. Para isso, basta acessar o menu Editar evento >> Passo 2.
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Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.
Atualizado em: 15/02/2024
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