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Como integrar minha conta da Doity com o RD Station?

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing, e a integração com a Doity te ajuda a gerenciar os leads (contatos), as vendas e os relacionamentos gerados no seu evento. Com essa captura, você pode criar fluxos de automação específicos para cada público do seu evento, o que permite uma comunicação mais personalizada e melhor direcionada.


| Informando suas credenciais RD na Doity:



Primeiro, tenha em mãos as credenciais do RD Station, indo em Integrações:



Copie o Token público e o Token privado.



Acesse a tela de integração na Doity, pelo painel do evento >> Menu Integrações ou através do link:

https://doity.com.br/admin/integracoes/index/[ID_DO_EVENTO]



Clique em configurar a integração, informe os dados copiados, salve as informações e clique no botão para ativar a integração:



Você também pode definir um prefixo para conversões e um prefixo para tag. Esses prefixos facilitam as segmentações no RD Station.

Imagine que seu evento se chama Congresso de Vendas 2019. O prefixo para conversão poderia ser: "Congresso de Vendas 2019" e o prefixo para tag "cv2019". Se você preferir, pode não preencher essas informações, porque não são campos obrigatórios e não impacta nos resultados, apenas facilita o gerenciamento.

Após ativar a integração, todas as tentativas de inscrições, as inscrições finalizadas e as mudanças de status de pagamentos serão enviados para o RD Station.

| Como configurar os campos personalizados



Para ter acesso aos detalhes da inscrição e da compra preenchidos pelo participante do seu evento, você deve, obrigatoriamente, criar no RD Station os mesmos campos que aparecem no seu evento.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Acesse o menu Converter > Campos personalizados;
Clique em Criar campo personalizado. Depois, preencha as informações referentes a criação do campo;
Salve as informações.

Caso você não crie os campos no RD, terá acesso apenas ao nome e email do lead.

Para ter acesso às informações principais, você deve criar no mínimo estes campos:

Forma de Pagamento
Valor Total da Compra
ID Compra
ID inscricao
Valor da inscricao
Lote e Lote atividade



Atenção: para que a combinação de campos ocorra adequadamente, o tipo de campo deve ser o mesmo no RD e no formulário. Além disso, caso seja um campo que possua opções de seleção, as opções devem ser completamente idênticas, o que inclui maiúsculas, minúsculas, acentos e espaçamentos.

| Como configurar a origem do lead



Para evitar que as informações de origem do lead fiquem como "Desconhecido", é necessário configurar a URL do seu site criado na plataforma Doity com os parâmetros UTM.

Para compreender melhor o conceito de origem de conversões e leads, recomendamos verificar este tutorial do RD Station: O que é origem do Lead?

A seguir, mostraremos o passo a passo para configurar o link do seu evento com as UTMs.

Para que as UTMs configuradas funcionem corretamente, é essencial que, no mínimo, três opções sejam configuradas no link:

utm_source;
utm_medium;
utm_campaign.

Dessa forma, você precisará inserir essas opções no link do seu site, por exemplo:

doity.com.br.com.br/seu-evento?utm_source=google&utm_medium=ppc&utm_campaign=campanha-exemplo

Você tem duas opções para configurar as UTMs, pode fazer isso manualmente, digitando as configurações ao lado do link, ou utilizar o URL Builder, uma ferramenta fornecida pela Google. Com o URL Builder, basta inserir o link e o conteúdo de cada UTM, e a ferramenta criará o link final automaticamente.

Uma vez configurado o link, as origens dos leads convertidos através desse link seguirão as configurações inseridas por você.

Caso queira mais detalhes, você pode conferir o tutorial completo do RD Station sobre a Configuração para identificar a origem da conversão.

| Como funcionam as conversões capturadas



Os leads e as conversões são enviados para o RD Station nas seguintes situações:

Passo 1 da compra

Assim que o lead escolhe os lotes e informa o nome e o e-mail, são enviados:

nome e e-mail (e telefone se habilitado)
tag "comprador"
tag com nome do evento
conversão "Inscrição iniciada"

Exemplo da conversão no RD:



Passo 2 da compra

Após preencher todos os dados de inscrição e pagamento, cada participante é enviado como lead com as seguintes informações:

todos os campos personalizados
tipo da inscrição/ingresso
tag "participante"
dados da compra: Forma de pagamento, valor, link do boleto
conversão "Inscrição finalizada"

Exemplo da conversão no RD:



Conversões para os status de pagamento

A partir da finalização da inscrição, a plataforma enviará para o RD Station todos os status de pagamento (aprovado, cancelado, reembolsado…) como evento de conversão:

{prefixo} - Pagamento Confirmado / Compra finalizada
{prefixo} - Boleto Vencido
{prefixo} - Cartão Recusado
{prefixo} - Reembolso Confirmado

Em cada evento de conversão, são enviados os seguintes dados:

código da compra
código do boleto
valor da compra

Exemplo de conversão "Boleto emitido":



Após envio da conversão "Pagamento Confirmado" / "Compra finalizada", o RD altera o estágio do Lead para Cliente, e marca a venda:



Exemplos de segmentação que pode criar na base de leads do RD a partir da integração:

apenas compradores
apenas participantes
quem ainda não pagou o boleto (para tentar converter a venda, reenviando o link)
apenas quem teve o pagamento aprovado
por lote
por evento (quando vende mais de um evento)
quem iniciou a compra mas desistiu (abandono de carrinho)
quem finalizou a compra mas não pagou (recuperar compra)

Qualquer dúvida sobre a integração, nosso time de atendimento está à disposição para ajudar. Entre em contato conosco pelo chat online no site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

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