Artigos sobre: Eventos online

Como testar a transmissão do seu evento online na Doity Play

Antes de realizar a transmissão do seu evento online, principalmente a sua transmissão for ao vivo, é sempre bom testar se tudo está funcionando perfeitamente, equipamentos, plataforma, acesso dos participantes e palestrantes etc.

É super importante minimizar todas as possibilidades de erros durante o evento, porque além deles comprometerem a experiência do participante, também comprometem a credibilidade do evento. Então, vamos repassar com você todos os testes necessários antes do seu evento acontecer, para que tudo dê certo no dia.

O primeiro passo você já fez, que foi criar o seu evento aqui na Doity e configurar a Doity play, certo?

Caso anda não tenha configurado a Doity play no seu evento online, dá uma olhada nesse passo a passo aqui!

IMPORTANTE: para que o disparo do link de acesso seja programado e enviado automaticamente, a Doity play precisa estar habilitada e ativada pelo organizador pelo menos 72h antes do dia de início do evento. Além disso, não pode ser modificada a data de início do evento nesse período, para não comprometer o agendamento dos disparos.

| Testando com antecedência a transmissão ao vivo



Lembrando que, se o seu evento for com vídeos gravados, basta inserí-los lá no Youtube (fazer o upload) e colocar o link em cada sala de transmissão criada na Doity play, a que corresponder ao vídeo.

Agora é a hora de colocar a transmissão ao vivo em prática! Vamos lá?

Você vai precisar ter disponíveis alguns equipamentos: dispositivo móvel ou notebook com acesso à internet, webcam ou câmera, fone com microfone e uma ferramenta para criar a sua transmissão ao vivo.

Observação: na Doity play, você pode utilizar o Youtube, Twitch ou Vimeo, ou qualquer outra ferramenta que faça a captação do vídeo e hospede nesses serviços, como o Streamyard (que a gente sempre indica), o Zoom e o Stage Ten.

Equipamentos

Se você ou os palestrantes forem utilizar a câmera do próprio dispositivo para gravar, prestem atenção na qualidade da imagem, porque ela permite que os participantes tenham uma boa visualização do que você vai apresentar, e um aparelho inadequado pode prejudicar o som e a imagem do vídeo.

Internet

Também é fundamental uma boa conexão com a internet. O ideal é ter uma velocidade de pelo menos 5 Mpbs, para não comprometer a resolução do seu vídeo e a visualização dos participantes. E se você puder optar por conexão via cabo de rede, melhor ainda, para que a internet fique mais estável.

Conferindo a visualização

Na ferramenta que você escolheu para a transmissão, como por exemplo o Streamyard, crie uma transmissão teste e crie também uma sala na Doity play para teste, para inserir o link dessa transmissão, e explore a ferramenta escolhida (teste cada botão e todas as funcionalidades que você precisar).



O ideal é fazer o teste com alguma outra pessoa da organização, para ela acessar o ambiente de transmissão, a Doity play, com acesso de participante, enquanto você transmite. Caso esteja sozinho, faça uma inscrição no evento, acesse o seu link da transmissão em uma janela anônima e veja se tudo funciona normalmente: áudio, imagem e compartilhamento de tela (para a apresentação de slides).

#Importante: a gente sempre recomenda que você teste como organizador, mas que você veja também como está a visualização do participante. Então, se inscreva no evento com um email pessoal (diferente do que você usa no acesso de organizador) e acompanhe a chegada do link de acesso ao evento e clique nele para entrar na Doity play e conferir a transmissão.

Veja aqui como funciona o acesso do participante ao seu evento na Doity play.

Se sua transmissão estiver acontecendo normalmente na sala da Doity play, está tudo certo. Você só precisa ajustar esses detalhes com os palestrantes (caso seu evento online tenha outros palestrantes).




Caso a sua transmissão esteja com algum problema que você não saiba solucionar, fale com o nosso time de suporte (pelo nosso chat online ou pelo whatsapp (82) 99927-9823), que te ajudamos com isso.

Você tem alguma dúvida de como promover interação com os participantes durante o seus eventos online? Dá uma olhada neste conteúdo!

| Criando uma cópia do meu evento para realizar os testes



Se você não quiser realizar os testes no seu evento oficial que já tem inscritos, você pode criar uma cópia do evento e usá-la para realizar esses passos.




Veja aqui o passo a passo de como criar uma cópia do evento.

Depois dele criado, basta solicitar a habilitação da Doity play e seguir esses passos que a gente indicou.

#DicaDoity: mesmo que você crie uma cópia do evento, SEMPRE tenha aquela inscrição teste no seu evento oficial, para acompanhar toda a jornada do participante.

Você já viu o nosso guia completo de como usar a Doity play nos seus eventos online? Confere aqui!

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!