Emissão dos certificados de participação
Para criar e emitir os certificados de participação no evento, o organizador precisa acessar o painel do evento e clicar na opção Certificados.
A plataforma permite emitir certificados para: Participantes, Atividades, Organizadores, Palestrantes, Avaliadores, Apresentadores e Organizadores. Para cada um desses é necessário criar o modelo de certificados (acessando cada uma das abas, como pode ser visto na imagem abaixo).
Assista o nosso vídeo que mostra como configurar a ferramenta:
| Configurando o modelo de certificados:
Para criar o modelo de certificado, basta configurar:
O texto que será mostrado no certificado (é possível ajustar espaço, tamanho da fonte, alinhamento do texto, etc);
A opção de programação no verso e ainda mostrar a descrição das atividades;
A opção de vincular à pesquisa de satisfação, permitindo que o participante só faça o download do certificado após responder a pesquisa (veja mais sobre a ferramenta);
A carga horária;
A imagem de fundo do certificado.
#DicaDoity: para inserir as assinaturas no certificado do seu evento, você deve inserir direto na imagem de fundo, usando alguma ferramenta de edição, depois é só fazer o upload no campo indicado para a imagem de fundo. Veja o nosso tutorial:
Como inserir as assinaturas no certificado do evento
Os termos entre '{' e '}' serão substituídos pelo sistema pela informações do participante. Para verificar as tags disponíveis, acesse a opção clique aqui que fica logo acima do editor do texto:
Configurado o modelo, será mostrada a tela de visualização, onde é possível Imprimir um teste, para conferir como ficou e confirmar se as tags foram preenchidas corretamente:
Depois disso, é só clicar para Liberar os certificados.
Atenção: o certificado só será enviado para os participantes que estiverem devidamente credenciados no evento. Clique aqui e veja como fazer o credenciamento do seu evento.
| Emissão de certificados por lote ou tipo de inscrição:
Caso haja um grupo de participantes em seu evento que não se encaixa em um dos modelos pré-existentes, você pode criar um novo modelo de certificado que esteja vinculado a um lote deste grupo.
Para isto, basta acessar a aba Certificado em seu evento clicar em Modelos de Certificados e criar um novo modelo. Ao fazer todo o passo a passo da criação do certificado como já mostrado acima, basta vincular a um lote específico, como na imagem:
Atenção: para que todos os participantes recebam o certificado, é necessário que o e-mail de cada um deles esteja cadastrado corretamente na plataforma.
| Enviando os certificados
Quando você configura o certificado e clica em Liberar Certificados Agora, logo em seguida aparece uma tela de aviso:
Apenas liberar: o participante não recebe nenhum email informando sobre a liberação do certificado, mas já pode ir no site do evento ou na área do participante para solicitar que chegue no email.
Liberar e enviar e-mail: além de ficar disponível para ser solicitado no site e na área do participante, o inscrito receberá um email informando que já foi liberado e basta ele clicar no botão disponível no email para receber o certificado.
Escolhendo a segunda opção, o email chega dessa forma para o inscrito que foi credenciado:
Assunto: Seu certificado do evento (nome do evento) já está disponível.
Conteúdo do email:
| Box de Certificado
Se você optar por usar o site do evento através do seu site pessoal, é necessário que você habilite o box do certificado para que o mesmo seja gerado em seu site. Para isto, basta acessar seu painel do evento, clicar em Página do Evento >> Box de Certificado e cole o código que aparecerá.
| Outras categorias de certificados
Se o seu evento teve outros tipos de participações, veja como emitir o certificado de cada categoria:
Certificados dos organizadores
Certificados dos palestrantes
Certificados dos avaliadores
Certificados dos apresentadores
Certificados dos autores
São muitas as vantagens e facilidades de quem cria e emite certificados online no evento. E para tornar essa tarefa ainda mais rápida, baixe agora os modelos prontos que nós criamos para serem personalizados e editados no Photoshop.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de atendimento pelo chat online ou pelo email contato@doity.com.br.
Atualizado em: 14/06/2024
Obrigado!