Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como disponibilizar inscrições em atividades no seu evento

| O que são inscrições em atividades



Caso o seu evento possua uma programação com oficinas, minicursos, workshops, etc. e você deseja disponibilizar inscrições individuais nessas atividades, temos uma ferramenta para isso.

Você pode obter a lista de inscritos de cada atividade, pode optar por vender ou liberar gratuitamente a inscrição nas oficinas, minicursos etc, e emitir certificados para cada atividade na qual o participante se inscreveu e foi credenciado.

| Como solicitar a liberação e configurar a ferramenta



Para permitir inscrições em atividades específicas no evento, o primeiro passo é solicitar a liberação e assim que estiver disponível, você já pode iniciar a configuração.

Veja o tutorial de como solicitar a liberação e configurar: Como configurar as inscrições em atividades



| Como o participante se inscreve nas atividades



Inscrição apenas nas atividades

As inscrições apenas nas atividades são usadas para que o participante consiga se inscrever nas atividades sem precisar realizar a inscrição no lote. Nesse caso, aparecerá os lotes que os participantes podem se inscrever e logo abaixo deles aparecerão as atividades disponíveis.



Para deixar essa opção ativa basta marcar a opção de “Permitir inscrição apenas na atividade” nas configurações da atividade. Assim como mostra a imagem abaixo:



Atenção: se você marcar essa configuração, o participante não vai precisar se inscrever em nenhum lote do evento, tendo a liberdade de participar apenas da atividade que ele escolher. Mas, caso você queira que, obrigatoriamente, o participante precise estar inscrito em algum lote para que ela possa se inscrever nas atividades, NÃO deve habilitar essa opção.

Inscrição no lote e nas atividades

Nessa opção, os participantes só conseguem se inscrever nas atividades, se fizerem a inscrição em algum lote do evento. Sendo assim, as atividades só aparecerão no passo 2 da inscrição, após o participante escolher o lote que deseja e clicar em Continuar.

Para tornar obrigatória a inscrição no lote do evento antes do participante escolher as atividades, basta você deixar desmarcada a opção de “Permitir inscrição apenas na atividade” nas configurações da atividade. Assim como mostra a imagem abaixo:



Quando você configura para que o participante só consiga se inscrever nas atividades se antes tiver selecionado o lote, as atividades pagas só aparecem quando ele seleciona também um lote pago. Já as gratuitas aparecem tanto para lotes gratuitos como pagos.

Inscrição nas atividades após se inscrever no evento

Essa opção é uma continuação da opção 2, mostrada acima. A inscrição no lote precisa ser feita antes, para que as atividades sejam liberadas para o participante escolher.

Só que nesse caso, vamos te mostrar como o participante que já se inscreveu no evento, mas por algum motivo não se inscreveu nas atividades, consegue fazer essa inscrição sem precisar adquirir um novo lote, usando o número de inscrição.

O número de inscrição é único para cada participante e pode ser consultado no e-mail de confirmação de inscrição e no comprovante que ele recebe por email.

O participante deve acessar o site do evento, ir na parte de inscrições e logo abaixo dos lotes verá a opção:



Deve preencher o campo usando seu número de inscrição e clicar em Buscar Lotes:



Pronto, agora as atividades ficarão disponíveis para se inscrever:



No passo 2 de inscrição, o participante visualizará um campo onde poderá filtrar atividades pelo nome, para facilitar o processo de busca:



| Como gerenciar a lista de inscritos



Para acompanhar e gerenciar as inscrições nas atividades, basta acessar o Menu Inscrições > Inscrições em atividades e clicar na opção Inscritos, em uma das atividades listadas. Aparecerá a lista de participantes dessa atividade, com opções de:

Imprimir a lista de frequência;
Exportar os dados dos inscritos;
Imprimir os certificados da atividade;
Gerar as etiquetas para os crachás.

Veja mais detalhes no exemplo abaixo:



| Credenciamento das atividades



Evento Online

Se o seu evento for online e você utilizar a Doity Play para realizar a transmissão, o credenciamento é feito de forma automática:

Como fazer o credenciamento do seu evento online


Já se o seu evento for online, mas você optou por usar uma ferramenta externa para a transmissão, o credenciamento não tem como ser computado de forma automática. Então, você deve realizar o procedimento pelo menu Secretaria >> Credenciamento.

Evento Presencial

Caso o seu evento seja presencial, o checkin do participante precisará ser feito primeiramente, pela organização do evento. Temos um conteúdo com as diferentes opções de credenciamento disponíveis:

Como fazer o credenciamento do seu evento presencial

| Como gerar certificados das atividades



Para emitir certificados para os participantes de atividades é simples, basta configurar o modelo e liberar! Veja o passo a passo completo:

Certificado de atividades

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!