Mala Direta (mailing) para se comunicar com os participantes
A ferramenta de Mala Direta permite que o organizador se comunique com os participantes do evento.
É possível filtrar os participantes pelo status de pagamento, lote, delegação, período da inscrição e ainda utilizar alguns filtros mais específicos como boletos vencidos de participantes que não concluíram o pagamento, autores e co-autores e avaliadores de trabalhos científicos.
Neste conteúdo você vai conferir:
Como solicitar a habilitação da ferramenta
Como usar a ferramenta mala direta
Opções de filtros de busca
Como personalizar o e-mail com informações do participante
Como reutilizar uma mensagem
| Como solicitar a habilitação da ferramenta
O primeiro passo para utilizar a mala direta é solicitar a habilitação no seu evento aqui na Doity! Fale com o nosso time de atendimento pelo chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br.
- Em eventos pagos, a ferramenta é liberada gratuitamente (eventos caracterizados como pagos são os que possuem no mínimo 60% das inscrições pagas, com o valor de cada inscrição igual ou maior que 10 reais).
- Em eventos gratuitos, a mala direta precisa ser adquirida.
Se o seu evento é gratuito e você deseja adquirir essa ferramenta, veja este conteúdo:
Como adquirir módulos para meus eventos gratuitos
Ao adquirir a ferramenta, você terá acesso a 10 (dez) disparos de emails, ou seja, você pode enviar dez comunicados diferentes aos participantes. Sendo possível adquirir mais disparos caso necessário.
| Como usar a ferramenta de Mala Direta
O envio da mensagem é bem simples. Basta acessar o menu Mala Direta e clicar no botão Fazer Disparo.
Em seguida, filtre os participantes, digite o assunto do e-mail, insira o conteúdo da mensagem e clique no botão Enviar.
Opções de filtros de busca
- Por grupo
- Status do pagamento
- Data de Início e de Término
- Lote de Inscrição
Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:
Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:
Antes de enviar, você consegue ter um preview do e-mail clicando no botão Pre-visualizar, como destacado na imagem acima.
Além disso, é possível realizar um disparo teste clicando em Enviar e-mail teste para conferir exatamente como o participante irá receber a mensagem. Após isso, você deve confirmar o e-mail para o qual o teste deve ser enviado e clicar em Enviar.
Pronto! Agora é só conferir o recebimento na caixa de entrada do endereço inserido.
Após realizar o envio das mensagens, será possível visualizar o histórico dos e-mails enviados, constando as seguintes informações:
- Assunto;
- Conteúdo;
- Endereço dos e-mails enviados (é possível visualizar a lista).
Como reutilizar uma mensagem?
Caso seja necessário reenviar uma mesma mensagem, você não precisará redigitar todo o texto, tem a opção de copiar o assunto e o conteúdo de um e-mail anterior através do ícone de cópia:
E ainda terá acesso ao histórico de todos os e-mails disparados.
| Como personalizar o e-mail com informações do participante
Clicando na opção "ajuda", que fica logo abaixo do assunto do e-mail, aparecerão as opções de tags (variáveis), para personalizar o conteúdo:
As opções são:
- Inserir o link de transmissão
Caso o evento em questão seja online ou híbrido, é possível e reenviar o link de transmissão da Doity play utilizando a tag {link_doity_play} na mala direta. Exemplo:
- Inserir o número de inscrição
Também é possível inserir o número de inscrição do participante, utilizando a tag {numero_inscricao}. Exemplo:
- Inserir o link do comprovante de inscrição
Além disso, você também pode reenviar o link do comprovante de inscrição do participante, utilizando a tag {link_ingresso}. Exemplo:
Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 09/06/2025
Obrigado!