Mala Direta (mailing) para se comunicar com os participantes

A ferramenta de Mala Direta permite que o organizador se comunique com os participantes do evento.
É possível filtrar os participantes pelo status de pagamento, lote, delegação, período da inscrição e ainda utilizar alguns filtros mais específicos como boletos vencidos de participantes que não concluíram o pagamento, autores e co-autores e avaliadores de trabalhos científicos.
Neste conteúdo você vai conferir:
Como solicitar a habilitação da ferramenta
Como usar a ferramenta mala direta
Opções de filtros de busca
Como personalizar o e-mail com informações do participante
Como reutilizar uma mensagem
| Como solicitar a habilitação da ferramenta
O primeiro passo para utilizar a mala direta é solicitar a habilitação no seu evento aqui na Doity! Fale com o nosso time de atendimento pelo chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br.
Em eventos pagos, a ferramenta é liberada gratuitamente (eventos caracterizados como pagos são os que possuem no mínimo 60% das inscrições pagas, com o valor de cada inscrição igual ou maior que 10 reais).
Observação: antes de solicitar a liberação da ferramenta, é necessário configurar os lotes de inscrição, determinando a quantidade de vagas em cada um, integrar sua conta Mercado Pago para autorizar as vendas e publicar o site do evento (os lotes devem estar visíveis).
Em eventos gratuitos, a mala direta precisa ser adquirida.
Se o seu evento é gratuito e você deseja adquirir essa ferramenta, veja este conteúdo:
Como adquirir módulos para meus eventos gratuitos
Ao adquirir a ferramenta, você terá acesso a 10 (dez) disparos de emails, ou seja, você pode enviar dez comunicados diferentes aos participantes. Sendo possível adquirir mais disparos caso necessário.
| Como usar a ferramenta de Mala Direta
O envio da mensagem é bem simples. Basta acessar o menu Mala Direta e clicar no botão Fazer Disparo.

Em seguida, filtre os participantes, digite o assunto do e-mail, insira o conteúdo da mensagem e clique no botão Enviar.
Atenção: o botão Enviar só fica disponível depois que você escolhe pelo menos uma opção de busca e clica no botão Filtrar Destinatários.

Opções de filtros de busca
Por grupo

Status do pagamento

Data de Início e de Término

Lote de Inscrição

Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:

Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:

Antes de enviar, você consegue ter um preview do e-mail clicando no botão Pre-visualizar, como destacado na imagem acima.
Além disso, é possível realizar um disparo teste clicando em Enviar e-mail teste para conferir exatamente como o participante irá receber a mensagem. Após isso, você deve confirmar o e-mail para o qual o teste deve ser enviado e clicar em Enviar.

Pronto! Agora é só conferir o recebimento na caixa de entrada do endereço inserido.
Observação: este e-mail será enviado pelo remetente contato@doity.com.br e as respostas dos participantes serão enviadas para o e-mail de contato cadastrado no Passo 1 (Informações) do evento.
Após realizar o envio das mensagens, será possível visualizar o histórico dos e-mails enviados, constando as seguintes informações:
Assunto;
Conteúdo;
Endereço dos e-mails enviados (é possível visualizar a lista).
Atenção: se você precisar inserir imagens ou arquivos externos no conteúdo do e-mail, será necessário transformar sua imagem ou arquivo em um link. Vamos te mostrar como fazer isso neste conteúdo.
Como reutilizar uma mensagem?
Caso seja necessário reenviar uma mesma mensagem, você não precisará redigitar todo o texto, tem a opção de copiar o assunto e o conteúdo de um e-mail anterior através do ícone de cópia:

E ainda terá acesso ao histórico de todos os e-mails disparados.
| Como personalizar o e-mail com informações do participante
Clicando na opção "ajuda", que fica logo abaixo do assunto do e-mail, aparecerão as opções de tags (variáveis), para personalizar o conteúdo:

As opções são:
Inserir o link de transmissão
Caso o evento em questão seja online ou híbrido, é possível e reenviar o link de transmissão da Doity play utilizando a tag {link_doity_play} na mala direta. Exemplo:

Inserir o número de inscrição
Também é possível inserir o número de inscrição do participante, utilizando a tag {numero_inscricao}. Exemplo:

Inserir o link do comprovante de inscrição
Além disso, você também pode reenviar o link do comprovante de inscrição do participante, utilizando a tag {link_ingresso}. Exemplo:

#DicaDoity: clique aqui para conferir o tutorial completo e saber como usar a Mala Direta para reenviar o comprovante de inscrição!
Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 01/04/2025
Obrigado!