Artigos sobre: Mais ferramentas

Mala Direta (mailing) para se comunicar com os participantes


A ferramenta de Mala Direta permite que o organizador se comunique com os participantes do evento.


É possível filtrar os participantes pelo status de pagamento, lote, delegação, período da inscrição e ainda utilizar alguns filtros mais específicos como boletos vencidos de participantes que não concluíram o pagamento, autores e co-autores e avaliadores de trabalhos científicos.


Neste conteúdo você vai conferir:


Como solicitar a habilitação da ferramenta

Como usar a ferramenta mala direta

Opções de filtros de busca

Como personalizar o e-mail com informações do participante

Como reutilizar uma mensagem


| Como solicitar a habilitação da ferramenta


O primeiro passo para utilizar a mala direta é solicitar a habilitação no seu evento aqui na Doity! Fale com o nosso time de atendimento pelo chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br.


  • Em eventos pagos, a ferramenta é liberada gratuitamente (eventos caracterizados como pagos são os que possuem no mínimo 60% das inscrições pagas, com o valor de cada inscrição igual ou maior que 10 reais).


Observação: antes de solicitar a liberação da ferramenta, é necessário configurar os lotes de inscrição, determinando a quantidade de vagas em cada um, integrar sua conta Asaas para autorizar as vendas e publicar o site do evento (os lotes devem estar visíveis).


  • Em eventos gratuitos, a mala direta precisa ser adquirida.


Se o seu evento é gratuito e você deseja adquirir essa ferramenta, veja este conteúdo:

Como adquirir módulos para meus eventos gratuitos


Ao adquirir a ferramenta, você terá acesso a 10 (dez) disparos de e-mails, ou seja, você pode enviar dez comunicados diferentes aos participantes. Sendo possível adquirir mais disparos caso necessário.


| Como usar a ferramenta de Mala Direta


O envio da mensagem é bem simples. Basta acessar o menu Mala Direta e clicar no botão Fazer Disparo.



Em seguida, filtre os participantes, digite o assunto do e-mail, insira o conteúdo da mensagem e clique no botão Enviar.


Atenção: o botão Enviar só fica disponível depois que você escolhe pelo menos uma opção de busca e clica no botão Filtrar Destinatários.




Opções de filtros de busca


  • Por grupo: avaliadores de trabalhos, participantes credenciados ou não credenciados, participantes com ou sem delegações, autores e coautores;



  • Status do pagamento: Autorizado, Iniciado, Concluido, Cancelado, etc;



  • Data de Início e de Término: ao selecionar as datas, significa que você enviará o disparo apenas para inscrições realizadas dentro desse período;



  • Lote de Inscrição: você pode selecionar os lotes e atividades com inscrição individual criadas no evento.



Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:



Depois de selecionar os filtros e clicar no botão Filtrar Destinatários, o botão Enviar fica ativo e você já pode inserir o conteúdo:



Antes de enviar, você consegue ter um preview do e-mail clicando no botão Pre-visualizar, como destacado na imagem acima.


Além disso, é possível realizar um disparo teste clicando em Enviar e-mail teste para conferir exatamente como o participante irá receber a mensagem. Após isso, você deve confirmar o e-mail para o qual o teste deve ser enviado e clicar em Enviar.



Pronto! Agora é só conferir o recebimento na caixa de entrada do endereço inserido.


Observação: este e-mail será enviado pelo remetente contato@doity.com.br e as respostas dos participantes serão enviadas para o e-mail de contato cadastrado no Passo 1 (Informações) do evento.


Após realizar o envio das mensagens, será possível visualizar o histórico dos e-mails enviados, constando as seguintes informações:


  • Assunto;
  • Conteúdo;
  • Endereço dos e-mails enviados (é possível visualizar a lista).


Importante: para inserir imagens ou arquivos no conteúdo do e-mail, será necessário transformá-la em um link. Vamos te mostrar como fazer isso neste conteúdo.


Como reutilizar uma mensagem?


Caso seja necessário reenviar uma mesma mensagem, você não precisará redigitar todo o texto, tem a opção de copiar o assunto e o conteúdo de um e-mail anterior através do ícone de cópia:



E ainda terá acesso ao histórico de todos os e-mails disparados.


| Como personalizar o e-mail com informações do participante


Clicando em Tags personalizadas, que fica logo abaixo do assunto do e-mail, aparecerão as opções de tags (variáveis), para personalizar o conteúdo:


As opções são:


  1. Inserir o link de transmissão


Caso o evento em questão seja online ou híbrido, é possível e reenviar o link de transmissão da Doity play utilizando a tag {link_doity_play} na mala direta. Exemplo:



  1. Inserir o número de inscrição


Também é possível inserir o número de inscrição do participante, utilizando a tag {numero_inscricao}. Exemplo:



  1. Inserir o link do comprovante de inscrição


Além disso, você também pode reenviar o link do comprovante de inscrição do participante, utilizando a tag {link_ingresso}. Exemplo:



#DicaDoity: clique aqui para conferir o tutorial completo e saber como usar a Mala Direta para reenviar o comprovante de inscrição!


Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 25/09/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!