O YouTube é a plataforma mais conhecida de compartilhamento de vídeos. Por ele, também é possível fazer transmissões ao vivo de forma gratuita.

As transmissões ao vivo são uma funcionalidade estratégica para eventos online. Vamos explicar a seguir como fazer uma “live” pelo YouTube.

Se o seu evento precisa reunir palestrantes em locais distintos, você pode utilizar outras ferramentas de transmissão que possuem esta funcionalidade e têm integração com o Youtube, como por exemplo: Zoom, Stage Ten e StreamYard.

| Faça seu cadastro

Entre em https://youtube.com/signup e preencha os campos, caso já possua uma conta do Google, escolha a opção “Faça login em vez disso” e aperte em “Próxima”.



#Observação: para transmitir ao vivo sua conta precisa estar verificada, realize a verificação acessando https://www.youtube.com/verify.

| Configure sua transmissão

Após o cadastro, você será direcionado para a tela inicial do site. No canto superior direito, pressione no símbolo da câmera e em seguida “Transmitir ao vivo”.



Surgirá a tela do YouTube Studio, na qual você fará a configuração das transmissões. No primeiro menu você pode criar um streaming. Esta função é útil quando você utiliza outro programa para organizar sua “live”, como o Zoom e o OBS Studio, por exemplo.

Preencha os dados solicitados e clique em “Criar Stream”.



Na tela seguinte irá surgir algumas opções, a mais relevante é a chave de transmissão, que deve ser colada no programa de streaming para criar o vínculo com o YouTube.

Por questões de segurança, não divulgue a sua chave de transmissão para terceiros, pois qualquer pessoa com acesso a ela pode criar uma “live” a partir da sua conta.



A segunda opção é a “Webcam”, quando você opta por transmitir a partir da câmera nativa do computador ou alguma outra que esteja conectada nele.

É preciso preencher os campos da mesma forma que é feito na opção “Fazer streaming” e em seguida clicar em “Próxima”.

#Importante: o YouTube permite que o vídeo seja público, não listado ou privado. A opção não listado é a mais adequada para eventos online, pois libera o acesso somente às pessoas que possuem o link da transmissão.



A terceira opção é a de “Gerenciar”. Aqui você visualiza as transmissões criadas e o status de cada uma. A quarta opção, abaixo do botão “Gerenciar”, te direciona para a versão clássica do YouTube Studio.



| Ative a transmissão

Quando você clica em “Transmitir ao vivo”, a transmissão fica ativa e o seu público poderá ter acesso. No campo de “Chato ao vivo” localizado no lado direto, é possível receber comentários e interagir com os participantes.



Durante a transmissão, você consegue visualizar o tempo de duração, a quantidade de participantes e o número de curtidas. Na parte inferior, você consegue acompanhar a intensidade do sinal do microfone, botão de ativar/desativar microfone, botão de compartilhamento e o botão de encerrar a transmissão.



Pronto! Agora você já sabe como utilizar o YouTube para transmissões ao vivo.

Você conferiu as nossas dicas sobre o YouTube, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

| Use a Doity Play

Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.



Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo chat, e-mail (contato@doity.com.br) ou telefone (82) 99927-9823.
Esse artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!