Artigos sobre: Eventos online

Como usar o OBS para transmitir seu evento online

O OBS Studio é um software para transmissão de vídeo ao vivo. Ele é gratuito e oferece diversas funções essenciais para um evento online, funciona bem para:

webinars;
cursos e workshops online;
palestras.

#Importante: o OBS é mais indicado para situações em que você consegue organizar o espaço e os equipamentos e realizar toda a transmissão a partir deste local. Para transmitir uma videoconferência com palestrantes em locais distintos, tente o Zoom ou Stage ten para uma melhor experiência.

Para aproveitar essas vantagens, é preciso saber trabalhar com o programa e é isso que vamos te mostrar a seguir:


1 | Baixe o OBS Studio


Acesse o link https://obsproject.com/download, escolha o sistema operacional utilizado (Windows, MacOS ou Linux) e clique em Download Installer. Instale-o seguindo as configurações sugeridas pelo instalador e após isso o OBS estará pronto para uso.





2 | Tela inicial do OBS Studio





Cenas

Neste campo é possível criar as cenas que você irá utilizar. Como assim? Você cria padrões que podem alternar de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, na cena 1 você exibe duas câmeras conectadas ao seu OBS e na cena 2 somente uma apresentação de slides.

Toda vez que você fizer uma transmissão, estas configurações estarão salvas e novas cenas podem ser adicionadas caso você precise.

Fontes

Neste espaço constam as fontes de captura do conteúdo, como câmeras utilizadas, microfones, apresentação de slides, entre outros.

Mixer

Aqui você consegue controlar o volume de cada fonte utilizada, calibrando da melhor forma. Caso precise silenciar alguma fonte, basta pressionar no ícone de volume que o áudio será suspenso de imediato.

Transições e controles

Aqui estão algumas opções mais técnicas.

Em “Transições” é possível configurar qual transição será utilizada na hora de alternar cenas, a opção mais utilizada é o corte, que troca abruptamente de uma tela para a outra.

Do lado direito de “Transições”, estão os botões: Configurações, Modo estúdio, Iniciar a transmissão e a Gravação do vídeo.

Quando você pretende transmitir e também gravar o vídeo, é necessário acionar os dois botões para gerar cada comando, pois o OBS não irá gerar uma gravação do vídeo da transmissão automaticamente.

Barra de ferramentas

Na parte de cima, está a barra de menus, muito comum em programas de computador. Nela é possível encontrar os vídeos gravados, alterar configurações, utilizar ferramentas e acessar o campo de ajuda.

Tela de visualização

Por último, fica em destaque a tela de visualização. Neste campo, será possível acompanhar as cenas e observar o que está sendo transmitido. A disposição de como cada fonte irá aparecer em tela deve ter definida aqui, basta arrastar os ícones, diminuir ou aumentar o seu tamanho até encontrar a composição adequada.


3 | Como usar o OBS Studio (passo a passo completo)


Na tela principal, clique em Configurações.




Na tela seguinte, encontre nos ícones do lado esquerdo a opção Transmissão e pressione nele.




Em “Transmissão”, existem alguns campos a serem preenchidos. Detalharemos a seguir:




No campo serviço, é preciso escolher a plataforma de streaming (selecione uma das opções disponíveis, como YouTube, Twitch, Facebook, entre outros).
Depois de selecionar o serviço, você pode alterar as configurações do servidor. É recomendado deixar na opção marcada automaticamente.
No campo chave da transmissão, você deverá colar o código fornecido pela plataforma utilizada, que também pode ser denominado de “chave de stream”.
Por fim, pressione “Ok” para salvar as configurações.



4 | Como usar OBS Studio para transmitir no Youtube


Vincular o OBS ao YouTube também é fácil. Basta copiar a chave de stream e colar no respectivo campo no OBS.

Vá até o YouTube, no canto superior do lado direito, clique no ícone da câmera e selecione a opção “Transmitir ao vivo”.




Na tela que irá abrir, clique na opção Fazer Streaming, preencha os dados solicitados e ao final clique em Criar stream.




Na tela seguinte, copie a chave de transmissão e depois cole no OBS.




Após estas etapas, você estará pronto para transmitir no YouTube.


5 | Trabalhando com cenas e fontes no OBS Studio


Conforme dito anteriormente, o OBS permite criar cenas e inserir fontes para serem utilizadas na transmissão. Essas etapas são a base para utilizar o OBS.

Criar uma cena

O OBS funciona através da alternância de cenas, transmitindo uma por vez.

Para criar, clique no símbolo “+” no canto inferior esquerdo da tela.




Escolha um nome para a cena e clique em “Ok”.




Inserir fontes

As fontes de captura são elementos cruciais na transmissão ao vivo. São elas que indicam as fontes de imagens que serão transmitidas ao seu público, como webcam, tela do computador ou câmera.

Para inserir uma fonte, clique no ícone “+” que consta baixo da lista de fontes.




Será exibida uma lista com diferentes opções de fontes. Escolha as que mais se encaixam com a proposta da sua transmissão.




Caso precise excluir uma fonte, basta selecionar o item e clicar no sinal de “-” ou pressionar a tecla “delete”.


6 | Como inserir a sua logo no OBS


Uma das desvantagens de fazer a transmissão sem utilizar o OBS, é que aplicativos populares como Facebook e YouTube não permitem a inclusão da logo do negócio.

No OBS, inserir a logo é muito simples. O primeiro passo é adicionar uma fonte e selecionar a opção Imagem:




Dê um nome para a imagem. É interessante que ele seja relacionado ao item, por exemplo, “logo”.




Para escolher o arquivo, clique em Localizar e selecione a imagem da logo.




Por fim, posicione a logo onde ficar mais interessante.


7 | Como gravar com duas câmeras utilizando o OBS


Plataformas tradicionais como Facebook e YouTube, não possuem alguns recursos importantes para o uso em transmissões ao vivo. O uso de duas câmeras, por exemplo, não está disponível.

No OBS, você consegue reverter essa situação e com isso sua transmissão fica mais dinâmica.

Você precisa conectar as câmeras ao computador e depois adicioná-las como fontes, de um modo similar ao que fizemos anteriormente com a logo, a diferença é que em vez de escolher “Imagem” será preciso optar por “Dispositivo de Captura de Vídeo”.

No campo que irá surgir, selecione a câmera a ser utilizada e clique em “Ok”.




Para inserir uma segunda câmera, basta repetir o processo acima, desta vez escolhendo uma câmera diferente.

Pronto! Agora durante a transmissão você pode escolher diferentes pontos de vista para o seu espectador.

#Dica: uma opção interessante é deixar uma câmera com ângulo mais aberto filmando um pouco do ambiente e a segunda com o foco no entrevistado.


8 | Como apresentar slides utilizando o OBS Studio


A apresentação de slides é um recurso importante em transmissões ao vivo, pois auxilia o palestrante a ensinar ou ilustrar algo ao seu público.

Esta opção não está disponível de forma nativa em plataformas populares, como Facebook e YouTube.

Através do OBS, você pode inserir a sua apresentação de slides na transmissão. Esta etapa exige um pouco mais de atenção, pois possui são necessárias algumas adaptações.

Primeiro, clique em “+” no campo das fontes e selecione a opção Apresentação de slides. Dê um nome para a apresentação e clique em “Ok”.




Depois, selecione o como será a visibilidade (sempre reproduzir, parar quando não visível ou pausa quando não visível) e o modo de slide (automático ou manual) da sua apresentação.




Se o conteúdo ministrado é mais teórico e exige um controle preciso da passagem de slides, é interessante utilizar as opções “Sempre reproduzir, mesmo quando não visível” e em modo de slide utilizar a opção “Manual (Utilizar as teclas de atalho para controlar a apresentação)”.




#Importante: a apresentação de slides no OBS não é feita através de uma arquivo convencional em formato .ppt, no OBS são utilizadas imagens.

Para criar a sua apresentação, desça a barra de rolagem da janela, clique no ícone “+” e escolha “Adicionar arquivos” ou “Adicionar pastas”.




Depois de escolher uma das opções, será aberta a janela para localizar a pasta ou as imagens a serem utilizadas na apresentação.


Atenção: é fundamental que os arquivos estejam numerados ou escritos em ordem alfabética, pois este será o critério utilizado para a exibição na sequência correta.

Selecione os arquivos e clique em “Abrir”.




Agora que as imagens da sua transmissão foram adicionadas, basta clicar em “Ok”.

Para controlar os slides, você precisa criar atalhos de teclado. Fique atento ao fato de que só é possível criar os atalhos depois de adicionar os slides em uma cena.

Para criar atalhos, abra as configurações novamente. Clique em “Teclas de atalho” e role o cursor até “Apresentação de Slides”.




Agora basta clicar em cada campo e apertar no botão do teclado que você deseja utilizar para aquela ação.

Para tornar intuitivo, é interessante utilizar as setas do teclado para movimentar os slides.


9 | Conclusão


Pronto! Agora você já sabe utilizar o OBS e suas principais funções para que a sua transmissão ao vivo seja um sucesso.

Após seguir as etapas deste tutorial, é provável que a sua tela tenha ficado similar a esta:




Lista de itens que estão na fonte;
Câmera(s);
Apresentação de slides;
Logo.

| Dicas



Teste seus equipamentos

Antes de começar o evento ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Então, verifique se a webcam está funcionando, se o microfone está com o volume adequado, se a internet está estável e se as ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

Teste outras ferramentas de transmissão

É fundamental escolher uma ferramenta que atenda as necessidades do seu evento, então, se você está com dúvidas, teste algumas outras. Preparamos mais opções para você com o passo a passo completo:

Zoom

Stage Ten

StreamYard

Você conferiu as nossas dicas de ferramentas de transmissão, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

Use a Doity Play

Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.



Preparamos um Guia completo de como usar a Doity Play nos seus eventos online. Confira!

Ainda está em dúvidas quanto a usar ou não o nosso ambiente de transmissão? Confira 12 razões para usar a Doity play no seu evento online!

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!