É normal que em alguns eventos haja a necessidade de realizar reembolsos para participantes. Contudo, esse reembolso pode ser de forma total ou parcial. Neste artigo, nós iremos detalhar como funciona o cancelamento dessas inscrições reembolsadas.

| Cancelamento de inscrições com estorno total:

Quando é realizado um reembolso total, quando estornada no Wirecard, as inscrições aqui na Doity são canceladas automaticamente. Neste tutorial, explicamos detalhadamente como é realizado o estorno lá no Wirecard.

| Cancelamento de inscrições com estorno parcial realizado no Wirecard:

Após realizar o reembolso parcial no Wirecard, é necessário realizar a atualização manual dos valores reembolsados aqui na plataforma, para que o relatório financeiro fique compatível com a sua conta Wirecard e caso necessário, realizar o cancelamento dessas inscrições.

Atenção: os reembolsos continuam sendo lá no Wirecard, aqui na plataforma, o procedimento realizado é para uma atualização do status das inscrições e do painel financeiro. Clique aqui e saiba como realizar o reembolso lá no Wirecard.

Para isso, clique no menu “Inscrições” >> “Lista de inscritos”. Encontre o nome do participante e clique para acessar os detalhes. Na parte inferior da tela que irá abrir, terá as informações da compra. Clique no número da compra.

Exemplo:

Neste exemplo, é mostrado uma compra com duas inscrições. A compra foi feita no de “Abigale Rempel” com uma inscrição no nome do próprio comprador e outra no nome de “Tony Clark”. Vamos atualizar os dados do reembolso parcial que foi feito para o participante Tony Clark e cancelar a sua inscrição.





Agora você deve clicar no botão “Reembolso Parcial”.



Nesse caso em específico, nós temos uma compra com duas inscrições, onde foi realizado o reembolso de apenas uma das inscrições. Marque a opção Wirecard e preencha as informações do reembolso.



Logo após você deve indicar qual inscrição dessa compra deve ser cancelada e pressione o botão “Reembolsar”. No nosso exemplo, o reembolso parcial da compra foi referente a inscrição do participante “Tony Clark”. Por tanto, iremos cancelar a sua inscrição.



Feito isso, a informação de reembolso na plataforma foi atualizada. Porém, como o reembolso foi parcial, no painel de pagamentos a compra ficará com o status de autorizada, pois o reembolso não foi total, mas a inscrição escolhida será cancelada.



Se caso o reembolso tenha sido feito de forma parcial, mas serão canceladas todas as inscrições da compra, o procedimento será o mesmo, basta marcar todas as inscrições para o cancelamento.

Observação: nos casos em que o reembolso parcial foi realizado no Wirecard, mas por algum motivo, você quer colocar na Doity que todo o valor da compra foi reembolsado, todas as inscrições da compra serão canceladas automaticamente.

| Reembolso parcial ou total realizado em mãos:

Caso algum reembolso tenha sido repassado direto para as mãos do comprador ou por transferência / depósito bancário para a conta dele, ou seja, não tenha sido feito pelo Wirecard, é possível atualizar na Doity o valor da compra, para que os dados financeiros do evento fiquem corretos.

Você deve seguir o mesmo passo a passo mostrado acima, porém, deve marcar a opção de “Reembolso manual” e preencher todas as informações do reembolso.



Observação: nessa opção, o valor total a ser reembolsado é sempre o valor total da compra menos o valor da taxa da plataforma. O status da compra não será alterado, mas você pode filtrar qualquer uma dessas opções no relatório financeiro e ter total controle: Financeiro >> Pagamentos >> seleciona a Situação da compra e clica em Buscar

Também preparamos um artigo explicando detalhadamente como funciona e quais os prazos para o participante receber o reembolso. Confere aqui! E quando algum inscrito do seu evento tiver essa dúvida, manda o conteúdo pra ele.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo chat, e-mail (contato@doity.com.br) ou telefone (82) 99927-9823.
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!