Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como cancelar inscrições reembolsadas parcialmente

É normal que em alguns eventos haja a necessidade de realizar reembolsos para participantes. Contudo, esse reembolso pode ser de forma total ou parcial.

Neste conteúdo, nós iremos detalhar como funciona o cancelamento dessas inscrições reembolsadas parcialmente.

Atenção: o Mercado Pago está passando por uma atualização nos processamentos de reembolsos por boleto. Nos casos em que o comprador não tiver uma conta Mercado Pago ou o email informado na compra esteja errado, você será direcionado para transferir o valor para uma conta bancária, necessitando dos dados bancários ou chave pix do comprador. Após a devolução, o cancelamento da compra no evento deverá ser manual e, como a devolução é uma transação à parte, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução.

| Cancelamento de inscrições com estorno total:



Quando é realizado um reembolso total, estornado no Mercado Pago, as inscrições aqui na Doity são canceladas automaticamente (exceto nos casos de pagamentos por boleto devido a recente atualização do Mercado Pago).

| Cancelamento de inscrições com estorno parcial realizado no Mercado Pago:



Ao realizar um reembolso parcial no Mercado Pago, a compra será atualizada automaticamente na plataforma. Caso seja necessário, é possível realizar o cancelamento da inscrição manualmente acessando os detalhes da compra:



Atenção: o reembolso, ou seja, a devolução do valor ao comprador, é feito pelo Mercado Pago. Clique aqui e saiba como realizar o reembolso no Mercado Pago.

| Reembolso parcial ou total realizado em mãos:



Caso algum reembolso tenha sido repassado direto para as mãos do comprador ou por transferência/depósito bancário para a conta dele, ou seja, não tenha sido feito pelo Mercado Pago, é possível atualizar na Doity o valor da compra, para que os dados financeiros do evento fiquem corretos.

Para fazer isso, clique no menu Financeiro >> Pagamentos. Encontre o nome do participante e clique para acessar os detalhes. Na parte inferior da tela que irá abrir, terá as informações da compra. Clique no número da compra.

Exemplo:

Neste exemplo, a compra foi feita em nome de Alex Santos com inscrição no nome do próprio comprador.





Agora você deve clicar no botão Reembolso Parcial:



Depois disso, marque a opção Reembolso manual e preencha todas as informações do reembolso e ao finalizar clique em Reembolsar.



Observação: nessa opção, o valor total a ser reembolsado é sempre o valor total da compra menos o valor da taxa da plataforma. O status da compra não será alterado, mas você pode filtrar qualquer uma dessas opções no relatório financeiro e ter total controle: Financeiro >> Pagamentos >> filtrar o status reembolso parcial e clica em "Buscar".

Também preparamos um conteúdo explicando detalhadamente como funciona e quais os prazos para o participante receber o reembolso. Confere aqui. E quando algum inscrito do seu evento tiver essa dúvida, manda o conteúdo pra ele.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!