Como devolver um pagamento via Mercado Pago
É possível fazer a devolução (reembolso/cancelamento) de um pagamento recebido via Mercado Pago.
Você já conhece a política de reembolso da Doity? Confira neste conteúdo!
Acesse sua conta Mercado Pago, pelo site ou aplicativo, e clique na opção Atividade, pesquise o pagamento que deseja devolver e escolha a opção Devolver dinheiro.
A devolução pode ser parcial ou total. Basta inserir o valor desejado para a devolução, avançar para a tela de confirmar os dados e em seguida clicar no botão Devolver.
Confira detalhes do passo a passo:
Pesquise o pagamento que deseja devolver;
Clique na compra, para acessar os detalhes, e vá até a opção Devolver dinheiro:
Ao selecionar essa opção, irá aparecer uma nova tela para você inserir o valor que quer devolver e um motivo (opcional):
Clique em Continuar e terá a opção de revisar os dados. Ao confirmar, finalize clicando em Devolver.
Atenção: caso a compra tenha sido feita no cartão de crédito ou boleto, ao clicar em Devolver, você já estará realizando a devolução. Diferente da devolução via Pix, as devoluções de pagamentos via Cartão de Crédito ou boleto não possuem a tela de confirmar os dados antes de executá-la. Confira a imagem abaixo:
Em seguida, você poderá enviar o comprovante de devolução para o comprador, caso deseje.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE DEVOLUÇÕES
Ao realizar um reembolso total no Mercado Pago, a compra será cancelada automaticamente na plataforma;
Ao realizar um reembolso parcial no Mercado Pago, a compra será atualizada automaticamente na plataforma e será possível realizar o cancelamento da inscrição;
A devolução de pagamentos via boleto só pode ser feita após a compensação do boleto;
A devolução por boleto, por padrão, é feita para uma conta Mercado Pago vinculada ao email e CPF do comprador;
Atenção: o Mercado Pago está passando por uma atualização nos processamentos de reembolsos por boleto. Nos casos em que o comprador não tiver uma conta Mercado Pago ou o email informado na compra esteja errado, você será direcionado para transferir o valor para uma conta bancária, necessitando dos dados bancários ou chave pix do comprador. Após a devolução, o cancelamento da compra no evento deverá ser manual e, como a devolução é uma transação à parte, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução. Confira como deve ser feito o reembolso manual aqui.
A devolução de pagamentos via Pix é imediata;
A devolução de pagamentos via Cartão de Crédito só pode ser realizada até 180 dias após a venda ter sido feita e será efetuada na fatura do cartão do comprador.
A devolução de boleto e pix é limitada a transações realizadas nos últimos 90 dias. Caso passe desse período, deve ser feita uma transação à parte, nesse caso, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução.
Confira este conteúdo do Mercado Pago para mais informações sobre devoluções: https://vendedores.mercadolivre.com.br/nota/como-fazer-estorno-de-dinheiro-com-o-mercado-pago
#DicaDoity: Para vender inscrições no seu evento por pix veja como cadastrar sua chave pix neste conteúdo.
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.
Atualizado em: 01/10/2024
Obrigado!