Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como devolver um pagamento via Mercado Pago

É possível fazer a devolução (reembolso/cancelamento) de um pagamento recebido via Mercado Pago.

Você já conhece a política de reembolso da Doity? Confira neste conteúdo!

Acesse sua conta Mercado Pago, pelo site ou aplicativo, e clique na opção Atividade, pesquise o pagamento que deseja devolver e escolha a opção Devolver dinheiro.

A devolução pode ser parcial ou total. Basta inserir o valor desejado para a devolução, avançar para a tela de confirmar os dados e em seguida clicar no botão Devolver.

Confira detalhes do passo a passo:

Pesquise o pagamento que deseja devolver;
Clique na compra, para acessar os detalhes, e vá até a opção Devolver dinheiro:



Ao selecionar essa opção, irá aparecer uma nova tela para você inserir o valor que quer devolver e um motivo (opcional):



Clique em Continuar e terá a opção de revisar os dados. Ao confirmar, finalize clicando em Devolver.

Atenção: caso a compra tenha sido feita no cartão de crédito ou boleto, ao clicar em Devolver, você já estará realizando a devolução. Diferente da devolução via Pix, as devoluções de pagamentos via Cartão de Crédito ou boleto não possuem a tela de confirmar os dados antes de executá-la. Confira a imagem abaixo:



Em seguida, você poderá enviar o comprovante de devolução para o comprador, caso deseje.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE DEVOLUÇÕES

Ao realizar um reembolso total no Mercado Pago, a compra será cancelada automaticamente na plataforma;

Ao realizar um reembolso parcial no Mercado Pago, a compra será atualizada automaticamente na plataforma e será possível realizar o cancelamento da inscrição;

A devolução de pagamentos via boleto só pode ser feita após a compensação do boleto;

A devolução por boleto, por padrão, é feita para uma conta Mercado Pago vinculada ao email e CPF do comprador;

Atenção: o Mercado Pago está passando por uma atualização nos processamentos de reembolsos por boleto. Nos casos em que o comprador não tiver uma conta Mercado Pago ou o email informado na compra esteja errado, você será direcionado para transferir o valor para uma conta bancária, necessitando dos dados bancários ou chave pix do comprador. Após a devolução, o cancelamento da compra no evento deverá ser manual e, como a devolução é uma transação à parte, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução. Confira como deve ser feito o reembolso manual aqui.

A devolução de pagamentos via Pix é imediata;

A devolução de pagamentos via Cartão de Crédito só pode ser realizada até 180 dias após a venda ter sido feita e será efetuada na fatura do cartão do comprador.

A devolução de boleto e pix é limitada a transações realizadas nos últimos 90 dias. Caso passe desse período, deve ser feita uma transação à parte, nesse caso, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução.

Confira este conteúdo do Mercado Pago para mais informações sobre devoluções: https://vendedores.mercadolivre.com.br/nota/como-fazer-estorno-de-dinheiro-com-o-mercado-pago

#DicaDoity: Para vender inscrições no seu evento por pix veja como cadastrar sua chave pix neste conteúdo.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 22/04/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!