Como reembolsar uma compra pelo Asaas
Precisa fazer o reembolso de uma compra realizada pelo Asaas e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, neste conteúdo vamos te mostrar o passo a passo para realizar esse processo de forma simples e segura, direto pela plataforma Doity.
Seja para corrigir um erro, atender a um pedido de cancelamento ou lidar com um imprevisto, entender como funcionam os reembolsos é essencial para manter uma boa experiência com os participantes do seu evento. Vamos lá?
Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:
Reembolso total
Reembolsar uma inscrição pela Doity é simples! Primeiro, você deve acessar o painel do seu evento e clicar no menu Financeiro > Pagamentos:
Para localizar a transação, você pode utilizar o número da compra, o nome ou o e-mail do comprador e clicar em Buscar. Quando encontrar, basta clicar no nome do comprador para abrir os detalhes da compra e conferir o pagamento. Depois, você deve clicar em Reembolsar:
Você irá visualizar uma tela como esta abaixo, onde você deve selecionar a opção Asaas (nosso intermediador de pagamentos), informar o valor do reembolso e selecionar a inscrição para que ela seja cancelada:
Para concluir, é só clicar no botão vermelho Reembolsar! Fácil, não é mesmo?
Reembolso manual
Caso você tente realizar o reembolso total de uma compra e receba a mensagem abaixo, você precisará realizar a devolução do valor por fora da plataforma e apenas registrar o reembolso aqui na Doity, manualmente:
Para registrar o reembolso manual, você deve seguir o mesmo passo a passo.
Clique em Financeiro > Pagamentos, localize a compra, clique nela para abrir os detalhes e depois em Reembolsar. Você deve selecionar a opção Reembolso manual, informar o valor do reembolso, selecionar a inscrição para que ela seja cancelada e clicar no botão vermelho para finalizar a devolução:
#DicaDoity: Após 7 dias da compra, os juros de parcelamentos e a taxa de antecipação (em compras à vista no cartão) não são reembolsados pela operadora. Para evitar arcar com esses custos, é importante incluir essa informação no regulamento do evento.
Reembolso parcial
Por enquanto, não é possível realizar reembolsos parciais por cartão de crédito pela plataforma. Mas, se a transação foi por PIX, você conseguirá fazer a devolução parcial, basta inserir o valor a ser devolvido e escolher se irá cancelar a inscrição do participante ou não.
No exemplo abaixo o valor total da compra foi de R$308, mas vamos reembolsar apenas R$200. Neste caso, não queremos cancelar a inscrição do participante, apenas devolver parte do dinheiro, então basta deixar a opção desmarcada:
- ⚠️LEMBRETE: O processo de reembolso pela plataforma é feito apenas 1 vez. Se você realizar um reembolso parcial e o participante solicitar o restante, o valor precisará ser repassado por uma transferência a parte.
Reembolso de boletos
Compras por boleto não podem ser reembolsadas pela plataforma. Nesses casos, você deverá fazer a devolução do pagamento através da sua conta Asaas por PIX ou TED (você deve entrar em contato com o participante para solicitar os dados bancários) e registrar como reembolso manual aqui na Doity.
Regras de devolução
- Compras por cartão de crédito
Em reembolsos solicitados após 7 dias da compra, os juros do parcelamento não serão devolvidos;
Em transações à vista, a taxa de antecipação não será devolvida após 7 dias, pois a solicitação de antecipação já foi processada pelo intermediador;
Em reembolsos manuais, a taxa de serviço é devolvida pelo time Doity apenas em compras solicitadas em até no máximo 12 meses;
O prazo para exibição do estorno na fatura do cartão de crédito do comprador é de até cinco dias úteis ou, ainda, na próxima fatura, caso a fatura mensal já esteja fechada.
- Compras por pix
A taxa de serviço é devolvida pelo time Doity apenas se for solicitado até 90 dias após a compra;
- Compras por boleto bancário
Transações por essa forma de pagamento não podem ser reembolsadas pela plataforma. Nesses casos, o Organizador deverá fazer a devolução por fora (Pix ou TED) e registrar como reembolso manual aqui na Doity. A taxa de serviço não será devolvida.
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 30/06/2025
Obrigado!