Certificados dos palestrantes
| Emissão dos certificados
Para emitir certificados para os palestrantes do evento, você deve acessar o menu Certificados no menu lateral esquerdo:
Em seguida, você será direcionado para a página de configuração de cada certificado, basta clicar em Palestrantes para que consiga personalizar o texto e enviar uma imagem de fundo, para deixar o certificado com a identidade visual do seu evento:
| Como configurar as tags dos certificados
Os termos entre '{' e '}' serão automaticamente substituídos pelas informações dos palestrantes. Para verificar as tags disponíveis, clique no link de ajuda que fica logo acima do editor do texto:
Ao clicar em Clique aqui, aparecerá esta tela, com todas as tags que podem ser usadas nessa categoria de certificados:
| Possíveis problemas nas tags e suas soluções:
Se a tag estiver correta mas não foi aplicada ao imprimir o teste, pode ser apenas a configuração dela que está incorreta, nesse caso é necessário verificar:
- Se as chaves e o conteúdo dentro delas está configurado com o mesmo tamanho de fonte {nome_palestrante};
- Se a tag foi colocada em negrito, as chaves também precisam estar em negrito {nome_palestrante};
- Sempre que for feita qualquer configuração na tag, deve ser feita também nas chaves e no conteúdo dentro dela {nome_palestrante}.
| Principais dúvidas
- Como cadastrar os palestrantes que vão receber o certificado
- É necessário cadastrar e deixar ativa as atividades do evento e os palestrantes, vinculando a atividade que ele vai ministrar e deixando-os ativos no ato do cadastro.
#LEMBRETE: é fundamental marcar a opção ativo no cadastro das atividades e dos palestrantes, assim que está fazendo o preenchimento, caso contrário, o palestrante não é inserido na parte de certificados e você terá que inserir novamente, mas dessa vez em Gerenciar palestrantes.
- Para conferir quais palestrantes estão listados para receber o certificado, primeiro deve ser criado o modelo do certificado, depois disso vai aparecer o botão Gerenciar palestrantes, basta clicar nele para visualizar:
- Cadastrei os palestrantes, mas não receberam os certificados
Isso acontece quando você cadastra as atividades e palestrantes, mas não ativou no ato do cadastro. Nesse caso, realmente eles não vão para a parte de certificados.
Solução: é necessário clicar em Certificados > Gerenciar palestrantes (como no item acima) e cadastrar novamente os palestrantes, inserindo apenas nome, e-mail e selecionando a atividade que ele ministrou.
- Como editar a carga horária do certificado de palestrantes
A plataforma leva em conta a hora de início e término da atividade ministrada e a partir disso calcula a carga horária que vai no certificado. Então, basta inserir a tag no certificado que automaticamente o sistema preenche a carga horária. Caso você queira alterar, basta ir na atividade e mudar o horário.
| Outras categorias de certificados
Se o seu evento teve outros tipos de participações, veja como emitir o certificado de cada categoria:
- Certificados dos participantes
- Certificado de Atividades
- Certificados dos organizadores
- Certificados dos avaliadores
- Certificados dos apresentadores
- Certificados dos autores
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br.
Atualizado em: 15/08/2025
Obrigado!