Artigos sobre: Trabalhos científicos

Configurando a etapa de avaliação dos trabalhos


Ao final da etapa de submissão, você deve configurar a avaliação antes de enviar os trabalhos para os avaliadores. Para isso, acesse a área de Trabalhos do seu evento e clique na aba Avaliação. Em seguida, clique na opção Configurações, como mostra a imagem abaixo:



Vamos entender cada configuração que deverá ser feita:


  1. Configurações iniciais


Configurações de avaliação dos trabalhos


Primeiro é preciso preencher as datas de início e término da avaliação. Em seguida, se os trabalhos serão avaliados através de estrela, número ou conceito. É interessante utilizar o método que os seus avaliadores estão mais habituados.



Nos demais campos, você pode autorizar que o avaliador recuse avaliar um trabalho. Caso o avaliador rejeite, você receberá um e-mail informando. Além de permanecer uma observação nos detalhes do trabalho na plataforma.


Você também poderá possibilitar que o avaliador envie uma versão do trabalho com comentários, habilitar o campo de comentário para o avaliador, habilitar o envio de comentários para os autores e determinar se o avaliador receberá o trabalho completo e/ou resumo.



Configurações de distribuição de trabalhos


Aqui, você pode marcar para enviar todos os trabalhos para todos os avaliadores ou dividir os trabalhos entre eles.



Habilitando a opção de distribuir os trabalhos para os avaliadores, você deve definir:


  • Quantidade de avaliadores por trabalho: cada trabalho será avaliado por quantas pessoas?
  • Quantidade máxima de trabalhos para cada avaliador por área temática: cada avaliador poderá avaliar no máximo quantas submissões por área? Esse campo é interessante para não correr o risco de sobrecarregar a equipe.



Atenção: essas configurações são válidas para o envio automático de trabalhos por área temática. Se você fizer o envio manual (direcionar um trabalho para um avaliador específico), a plataforma não levará em consideração os limites inseridos nesta etapa.


Configurações de parecer


Em configurações de parecer, são dadas três opções de resultado. Caso o seu evento utilize outros termos (aprovado em vez de aceito, por exemplo) é só clicar em editar e fazer as alterações, podendo desmarcar algum campo.



Importante: caso seja retirada a opção “aceito com restrições”, o trabalho não será enviado para a revisão.



Por último, é possível deixar ativada a opção de lembrete, para evitar esquecimentos dos avaliadores.



Pronto, com essas configurações iniciais salvas, os passos seguintes são:


  1. Cadastrar os avaliadores dos trabalhos




  1. Cadastrar os critérios de avaliação



  1. Configurar a carta de aceite



  1. Enviar os trabalhos para a avaliação




  1. Conferir as avaliações dos trabalhos




| Próximas etapas



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Atualizado em: 10/09/2024

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