Artigos sobre: App do evento

Como configurar o aplicativo do evento



Você sabia que o aplicativo do evento traz vantagens tanto para os participantes quanto para os organizadores?

Com ele, os organizadores podem capturar leads, compartilhar conteúdos personalizados, coletar feedback dos participantes, e muito mais!

Para os participantes, oferece conveniência ao acessar a programação completa do evento, criar uma agenda personalizada, receber notificações em tempo real, além de ser possível acessar seu comprovante de pagamento e certificados.

Se você ainda não conhece essa funcionalidade, confira mais detalhes sobre o app do evento aqui.

Neste conteúdo, você vai conferir as seguintes etapas:


Como solicitar um orçamento
Como se cadastrar e criar o evento
Como cadastrar a programação do evento
Como cadastrar os palestrantes do evento
Como cadastrar os parceiros do evento
Como personalizar o app do evento
Como acompanhar métricas e feedbacks
O que não fazer durante a configuração do app
Como publicar e instalar o aplicativo

Como solicitar um orçamento



O aplicativo do evento é uma ferramenta personalizada da Doity, que oferece aos participantes a oportunidade de interagir com o evento.

Para solicitar um orçamento quanto à utilização desta ferramenta e publicação nas lojas de aplicativos entre em contato com nosso time comercial preenchendo este formulário: Contato Comercial.

Como se cadastrar e criar o evento



Se cadastrar na plataforma é bem simples e rápido, em alguns minutos você pode criar o seu evento e já consegue fazer a divulgação do site de inscrições.

Para conferir o passo a passo de criação clique neste link: Como criar um evento na Doity.

Como cadastrar a programação do evento





A programação do evento deve ser criada no menu Programação > Atividades.

Confira o tutorial completo de configuração: Como cadastrar a programação do meu evento.

Importante: devem ser cadastradas no mínimo 3 atividades para publicação nas lojas.

Como cadastrar os palestrantes do evento





Os palestrantes do evento devem ser inseridos no menu Programação > Palestrantes.

Confira o tutorial completo de configuração: Como cadastrar palestrantes no meu evento.

Importante: devem ser cadastrados no mínimo 3 palestrantes para publicação nas lojas.

Como cadastrar os parceiros do evento





Etapa 1


Os parceiros/patrocinadores do evento devem ser cadastrados no menu Página do evento > Parceiros.

Confira o tutorial completo de configuração: Como adicionar parceiros no site do evento.

Importante: devem ser cadastrados no mínimo 3 parceiros para publicação nas lojas.

Etapa 2


Além dessa configuração, também é necessário inserir os parceiros em algum lote de participação do evento. Ou criar um lote específico para eles, facilitando o gerenciamento e organização dos lotes.

Atenção: essa etapa é fundamental pois para que seja possível logar no aplicativo e ter acesso às funcionalidades, o parceiro deve estar inscrito como participante.

Você pode fazer isso manualmente no menu Inscrições > Adicionar participante desta forma ou pode criar um cupom de desconto para que os próprios parceiros se inscrevam gratuitamente no evento. Para saber como fazer isso clique aqui.

Como personalizar o app do evento



Para iniciar as configurações do app você deve acessar o menu Aplicativo:



Primeiro você deve inserir o título do app. Esse será o nome do aplicativo que ficará disponível nas lojas (App Store e Google Play):



Observação: o botão “Ativar", que aparece do lado direito, habilita a instalação do aplicativo. Ou seja, o app só ficará disponível para os participantes depois que você clicar nesse botão.

#DicaDoity: você pode otimizar o nome do aplicativo, descrição, palavras-chave e ícones para melhorar sua visibilidade nas lojas de aplicativos. Isso ajudará o app a ser descoberto por pessoas interessadas no evento.

No próximo passo você vai definir a identidade visual do aplicativo, inserindo o banner, ícone, mapa do evento e definindo uma cor padrão para o app:



Atenção: confira as dimensões de cada imagem para que encaixem devidamente.

Em seguida, você vai configurar o menu do aplicativo e as cores das trilhas das atividades:



Além de ativar os menus já existentes, você também pode acrescentar novos itens. Para saber como criar conteúdos extra basta clicar neste tutorial. Você pode utilizar essa opção para dar dicas de hospedagens, pontos turísticos, restaurantes próximos do local do evento, etc.

Observação: só vai ser necessário configurar as cores das trilhas se você tiver criado blocos para as atividades da programação.

Como acompanhar métricas e feedbacks





Com essas ferramentas você pode acompanhar todos os acessos que os usuários realizarem no aplicativo e ainda mensurar a satisfação dos participantes por meio de uma pesquisa com a metodologia NPS.

Como configurar a pesquisa NPS

Para configurar a pesquisa você deve acessar sua conta na ferramenta Wootric. Caso não utilize essa ferramenta, clique aqui para criar o seu login. Depois disso, basta criar a pesquisa e adicionar o ID no campo indicado.

A pesquisa irá aparecer para o participante assim que você salvar as informações do ID. Nesse caso, só precisa adicionar essa informação quando quiser liberar a pesquisa.

Como configurar o Google Analytics para acompanhar os acessos

Para controlar os acessos ao app basta adicionar o ID do Google Analytics no campo indicado na imagem acima. Caso não possua uma conta, clique aqui para criar.

Você poderá visualizar quantos acessos teve em cada atividade, palestrante, conteúdo extra, etc. Isso ajudará a mapear quais os conteúdos e atividades da programação os participantes tiveram mais interesse.

#DicaDoity: se você tiver dúvidas sobre como criar uma conta no Google Analytics e tiver interesse em integrar o seu site para acompanhar os acessos, veja o nosso passo a passo.

Depois de preencher todas as informações, basta clicar no botão Salvar, no final da página, para deixar o aplicativo pronto para publicação nas lojas.

O que não fazer durante a configuração do app



Para garantir o sucesso da publicação do aplicativo do seu evento é essencial seguir algumas regras colocadas pelas lojas (Google Play e App Store). Vamos conferir?

Ao cadastrar a programação do evento (atividades, palestrantes e parceiros) você não deve colocar imagens aleatórias ou inserir nos campos de texto frases como "A definir" ou “Em finalização”;

Outro ponto importante é não editar as configurações do evento e do aplicativo durante a fase de publicação;

Você também não deve excluir a inscrição teste feita pela equipe Doity, ela é importante para validação da publicação do app nas lojas.

Como publicar e instalar o aplicativo



Depois de finalizar a personalização do app você deve informar ao atendente do sucesso do cliente que está te auxiliando, para que possamos prosseguir com a solicitação de publicação.

O app será disponibilizado nas lojas de aplicativos (para Android e iOS), então, após a publicação, o participante já poderá fazer o download no dispositivo e aproveitar todas as ferramentas.

Pronto, agora você já sabe todas as informações necessárias para configurar o aplicativo do seu evento!

Mas não se preocupe, caso tenha alguma outra dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 17/04/2024

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