Principais dúvidas sobre o Asaas
O Asaas é uma fintech brasileira que atua como subadquirente, ou seja, faz a intermediação dos pagamentos entre adquirentes (bandeiras de cartão e bancos), facilitando todo o processo de cobrança e aumentando as chances de aprovação nas transações.
Essa solução é ideal para quem precisa de mais praticidade, controle e segurança nas vendas online, como na cobrança das inscrições do seu evento aqui na Doity.
Neste conteúdo você vai conferir:
• Terei algum custo a mais usando o Asaas?
• Já tenho uma conta no Asaas, posso integrá-la ao meu evento?
• Criei uma conta Asaas pela Doity e quero cadastrá-la em outro evento
• Como criar minha conta no Asaas?
• Quais as formas de pagamento disponíveis?
• Quais são as bandeiras aceitas pelo Asaas?
• Qual o prazo para recebimento dos valores?
• Como consultar meus recebimentos?
• Como funciona o reembolso de inscrições?
• Como faço o saque dos valores? Tem algum custo?
• Posso receber pagamentos internacionais?
• Como funciona a manutenção da conta?
Terei algum custo a mais usando o Asaas?
Não, os custos já estão incluso na taxa de serviço da plataforma (10%), ou seja, não será cobrado nenhum valor a mais pelo serviço de pagamentos.
Já tenho uma conta no Asaas, posso integrá-la ao meu evento?
A integração com o Asaas exige a criação de uma nova conta diretamente pela Doity, não sendo possível vincular uma conta existente.
Criei uma conta Asaas pela Doity e quero cadastrá-la em outro evento
Ao criar um novo evento pela plataforma com o mesmo usuário, sua conta Asaas já estará conectada e pronta para receber pagamentos.
Mas se optar por criar outra, basta acessar o Passo 2 (Inscrições) > Alterar conta e clicar no botão Criar nova conta (caso queira separar o gerenciamento financeiro, como no exemplo de agências que organizam eventos para diferentes idealizadores).
Como criar minha conta no Asaas?
Para criar sua conta, você deve seguir este passo a passo: Como criar sua conta Asaas e integrar ao evento
Após a criação, a conta será automaticamente integrada ao evento, permitindo o início imediato das vendas.
Quais as formas de pagamento disponíveis?
- Cartão de crédito (em até 12x)
- Boleto bancário
- Pix
Quais são as bandeiras aceitas pelo Asaas?
Visa, Mastercard, Elo, Discover, American Express e Hipercard.
Qual o prazo para recebimento dos valores?
Se os pagamentos forem feitos por cartão de crédito, o prazo de liberação é de 14 dias + 1 dia útil para contas verificadas.
Enquanto o titular da conta não concluir a verificação da documentação no Asaas, os valores recebidos por cartão não serão antecipados. Após a aprovação, os valores de cartão passam a seguir o prazo padrão de 14 dias para saque.
- Por exemplo, se uma venda por cartão foi realizada há 16 dias no momento da verificação, o valor será liberado em até 2 dias úteis. As próximas transações seguirão normalmente, sendo disponibilizadas conforme completarem os 14 dias.
💡 Importante: pagamentos por boleto e pix ficam disponíveis imediatamente após a confirmação.
Como consultar meus recebimentos?
Basta acessar sua conta Asaas para conferir os recebimento através do seu painel, clique primeiro no menu Split de pagamentos e depois em Splits recebidos:
Ao clicar na compra, você poderá consultar os detalhes da transação.
Como funciona o reembolso de inscrições?
Reembolsar uma inscrição é simples: acesse seu evento, vá em Financeiro > Pagamentos, localize a compra, clique para abrir os detalhes e depois em Reembolsar.
💡 Importante: essa ação não gera custo para você — inclusive, a taxa de serviço da Doity também é devolvida (exceto em casos de reembolso manual).
⚠️ Atenção às regras de devolução:
- Em reembolsos solicitados após 7 dias da compra no cartão, os juros do parcelamento não são devolvidos;
- Em transações à vista no cartão, a taxa de antecipação não é devolvida após 7 dias, pois a solicitação de antecipação já foi processada pelo intermediador;
- Compras por boleto não podem ser reembolsadas pela plataforma. Nesses casos, o Organizador deverá fazer a devolução por fora e registrar como reembolso manual. A taxa de serviço não será devolvida;
- Observação: o prazo para exibição do estorno na fatura do cartão de crédito do comprador é de até cinco dias úteis ou, ainda, na próxima fatura, caso a fatura mensal já esteja fechada.
Como faço o saque dos valores? Tem algum custo?
O saque dos valores recebidos pelas inscrições é feito diretamente pelo painel do Asaas, que é a carteira digital integrada à plataforma da Doity.
As transferências funcionam assim:
- Pix gratuito: você tem 30 transferências grátis por mês — de qualquer valor! O limite é renovado no dia 1º e não acumula.
- Pix excedente: a partir da 31ª transferência no mês, é cobrada uma taxa de R$ 2,00 por transação.
- TED: se preferir usar TED, o custo é de R$ 5,00 por transferência, sem limite de quantidade.
Tem algum limite de saque?
As contas do tipo Pessoa Física possuem um limite diário de R$ 5.000,00 para transferências via Pix. Já para contas Pessoa Jurídica (exceto associações e fundações), o limite diário é de R$ 20.000,00. Se precisar transferir valores maiores, a recomendação é realizar a transferência por TED, que não possui limite de valor.
Posso receber pagamentos internacionais?
Sim! Compradores de fora do Brasil podem pagar com cartão de crédito internacional.
A conversão da moeda é feita automaticamente pela operadora do cartão, com base na taxa de câmbio do dia da compra.
Como funciona a manutenção da conta?
Se sua conta ficar sem movimentação por 180 dias, será cobrada uma taxa de R$ 19,90 por mês, até que você volte a usá-la ou solicite o encerramento.
💡 Dica: para evitar a cobrança, basta realizar qualquer transação que apareça no extrato — pode ser um saque ou qualquer movimentação financeira.
⚠️ Importante: essa taxa só é cobrada se houver saldo disponível. Ela não gera saldo negativo, nem impacta seu CPF ou CNPJ em órgãos de crédito.
Ficou com alguma dúvida? Fale com nosso time de suporte por aqui.
Atualizado em: 15/08/2025
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