Artigos sobre: Site do evento

Como usar o Google Analytics (GA4) para monitorar as visitas do seu site



O Google Analytics é a ferramenta ideal para monitorar as visitas no site do seu evento aqui na Doity!

Com essa integração você pode monitorar dados como: total de visitas por período e localidade, total de visitas em tempo real, quais os conteúdos/páginas mais acessados, de onde os visitantes vêm (ex.: redes sociais, outros sites), entre outras informações.

GA4, abreviação de Google Analytics 4, representa a versão mais recente do Google Analytics. Essa atualização substitui o Universal Analytics, que tem sido o padrão das propriedades da ferramenta nos anos recentes. Nesse conteúdo vamos te ensinar:

Principais mudanças na nova versão GA4
Como criar sua conta e acessar o Google Analytics
Como criar uma propriedade do GA4
Como integrar o GA4 ao seu evento na Doity

Principais mudanças na nova versão GA4



O Google Analytics Universal utilizava o conceito de pageviews como base, ou seja, cada vez que a página do site era carregada, o código do Google Analytics também era carregado. Portanto, toda a coleta de dados dependia desse método.

Já o GA4 adota uma abordagem diferente para coleta, baseada em eventos. Isso significa que são consideradas as interações que o usuário realiza no site ou aplicativo, como por exemplo, clicar em um menu, rolar a página para baixo ou fazer uma pesquisa no site.

Em resumo, todas as ações executadas pelo usuário dentro do site ou aplicativo são tratadas como eventos para essa ferramenta. No GA4, todo o sistema é fundamentado nesse princípio, não se limitando mais apenas às pageviews.

Como criar sua conta e acessar o Google Analytics



Para criar sua conta no Google Analytics é muito simples, basta seguir esses passos:

Acesse o site https://www.google.com/analytics/ e clique no botão Comece hoje mesmo ou em Faça login no Google Analytics (caso já possua cadastro):



Se já estiver conectado ao Google (por exemplo, à sua conta do Gmail), você será levado diretamente para a interface do usuário do Google Analytics.

Depois de fazer login no Google Analytics, abra a pesquisa na conta na parte superior de qualquer página para ver as contas, propriedades e vistas às quais tem acesso.

Se você vinculou o Google Analytics a uma conta do Google Ads, pode acessar as visualizações e os relatórios do Google Analytics a qualquer momento.

Para isso, clique em Ferramentas > Avaliação na conta do Google Ads. Use o menu na guia para selecionar o Google Analytics.

Você pode conferir mais detalhes de como acessar o Google Analytics aqui.

Como criar uma propriedade do GA4



Para aproveitar o Assistente de configuração do GA4, é necessário possuir uma função de editor ou administrador na conta. Você deve seguir o passo a passo abaixo:

No Google Analytics, clique em Configurações > Administrador (no canto inferior esquerdo).

Na coluna Conta, escolha a opção certa. Quando você só tem uma conta do Google Analytics, ela já aparece selecionada.

Na coluna Propriedade, escolha a propriedade do UA que coleta dados do seu site.



Na coluna Propriedade, clique em Assistente de configuração do GA4. É a primeira opção.

Clique em Vamos começar e em Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics.

Na tela Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4, você vai ter uma das opções a seguir, dependendo das tags presentes no site:

Criar e continuar. Escolha essa opção para prosseguir na página Configurar uma tag do Google (etapa 7).
Criar propriedade. Com essa opção disponível, o GA pode reutilizar as tags atuais do Universal Analytics na sua propriedade do GA4. O Google Analytics vai criar uma tag do site conectada entre suas propriedades do Universal Analytics e do GA4. Selecione essa opção e pule para a seção Próximas etapas com a nova propriedade do GA4.

Observação para usuários avançados: essa opção implementa a coleta de dados padrão na sua propriedade do GA4. Se você implementou tags personalizadas na sua propriedade do UA, analise estas considerações para saber sobre outras etapas.

Se você escolheu Criar e continuar na etapa 6, na página Configurar uma tag do Google, instale a tag de forma manual (a primeira opção abaixo) ou selecione a opção que descreve melhor sua situação e siga as instruções para terminar de criar a propriedade do GA4.

Quando terminar, você receberá a mensagem "Você conectou suas propriedades" na parte superior da página Assistente de configuração da propriedade do Google Analytics 4.

Clique em Ver sua propriedade do GA4 para abrir o Assistente de configuração na sua nova propriedade. O Assistente apresenta as configurações e os recursos recomendados para você terminar de configurar sua propriedade:



Para mais informações sobre como criar uma propriedade do GA4, você pode acessar este link.

Como integrar o GA4 ao seu evento na Doity



Primeiro acesse o menu Integrações localizado no painel do seu evento:



Ao visualizar a opção Google Analytics clique no ícone de configuração (destacado na imagem abaixo):



Insira o ID de acompanhamento no campo destacado, marque a opção Ativo e clique no botão Salvar:



Pronto! Agora você já pode acessar sua conta Google Analytics criada e acompanhar todos os acessos do site do seu evento aqui na Doity, através da aba Relatórios.

Para mais detalhes do Google Analytics, acesse o guia de ajuda oficial clicando aqui.

Caso tenha alguma outra dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!