Como gerenciar uma contestação no Asaas em seu evento pela Doity
Se você recebeu um e-mail da Doity informando que o comprador solicitou uma contestação da compra realizada por sua conta Asaas através da operadora de cartão de crédito, e quer saber como reverter essa operação, iremos te ajudar.
Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:
• Como reverter uma contestação
• Documentos para comprovar a venda
• Como preencher e enviar a documentação
O que é uma contestação
A contestação, também conhecida como chargeback, é a solicitação que o comprador faz ao banco emissor do cartão de crédito para o cancelamento de uma compra.
Os motivos podem ser:
- O não reconhecimento do termo que aparece na fatura, então, o comprador não associa a cobrança ao site onde efetuou a compra da inscrição;
- O comprador se sentiu lesado por algo que não estava de acordo com o esperado;
- O comprador está agindo de má fé e efetua o cancelamento da compra;
- Ou porque o cartão de crédito foi utilizado indevidamente por pessoas não autorizadas.
Além de receber um e-mail informando sobre a contestação, você também poderá visualizar uma mensagem no painel do evento, como na imagem abaixo:
Ao clicar na compra você será direcionado para o menu Financeiro > Pagamentos onde poderá conferir mais detalhes sobre a transação.
Como reverter uma contestação
A operação de reversão é feita pelo time Doity, através do Asaas. Você, organizador, deve enviar os documentos que comprovam que a venda foi realizada e o serviço foi consumido. É importante entrar em contato com o participante para entender o que motivou o pedido.
Assim que o Asaas recebe a notificação da operadora de cartão de crédito informando a contestação da compra, o valor é retido na sua conta. Em seguida, você receberá um e-mail com todos os detalhes da transação, notificando o bloqueio e solicitando a documentação que comprove a entrega do serviço para tentativa de reversão e desbloqueio do valor.
Exemplo:
Documentos para comprovar a venda
- Print da tela que mostra os detalhes da compra (dados da compra e da inscrição);
- Recibo da compra;
- Comprovante de inscrição;
- Registro de conversas com o comprador/participante
- Certificado de participação;
- Relatório do credenciamento.
Caso o evento seja online, você ainda pode adicionar estes comprovantes:
- Relatórios dos acessos das salas de transmissão;
- Print dos comentários feitos;
- Relatórios dos comentários da sala (coloque os dados do participante em questão destacados).
Como preencher e enviar a documentação
- Preencha a carta explicativa conforme este modelo: Modelo Carta Explicativa;
- Verifique os documentos necessários de acordo com o motivo do chargeback recebido para realizar sua contestação;
- Documentos para Contestação Chargeback - FRAUDE;
- Documentos para Contestação Chargeback - DESACORDO COMERCIAL;
- Documentos para Contestação Chargeback - ERRO PROCESSAMENTO.
- Envie os documentos e a carta explicativa em PDF com no máximo 10 páginas e limite de 2MB para contato@doity.com.br.
- A solicitação por e-mail deve ser realizada por um usuário organizador do evento.
Ao enviar o e-mail para o time Doity, você deve informar que se trata de uma reversão de contestação, informar o ID do evento, o número da compra e qualquer outra informação relevante. Segue modelo de e-mail:
Prazos e observações
Após o envio da contestação, os documentos são encaminhados para o Banco Emissor analisar o caso.
O banco tem entre 120 e 150 dias para analisar a documentação enviada. Se o banco aceitar a documentação, ou seja, entender que o serviço foi realmente entregue ao seu cliente, o valor da cobrança retorna ao seu saldo no Asaas. No caso do banco rejeitar a contestação, a cobrança será estornada e o saldo debitado da sua conta Asaas.
Para acompanhar o andamento do processo, basta entrar em contato com nosso time de suporte. Também enviaremos notificações para o seu e-mail.
Caso tenha alguma outra dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 04/07/2025
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