Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como criar e personalizar as perguntas no formulário do participante


Você tem a possibilidade de criar perguntas adicionais para os participantes do evento (qual a idade, data de nascimento, whatsapp etc.), para que eles informem no ato da inscrição.


Essa configuração é ideal para você conseguir um base de dados bem completa, com informações importantes para o evento atual ou futuros. E você pode exportar todos esses dados numa planilha, lá na opção Lista de inscritos.


Assista ao nosso vídeo que te mostra como fazer isso:



Observação: no formulário, os campos "Nome" e "E-mail" são obrigatórios, porque são fundamentais para te ajudar na comunicação com o público do seu evento. Então, não há opção para remover esses dois campos.


| Como criar novos campos


Para criar novos campos e personalizar seu formulário acesse Editar evento >> Inscrições (Passo 2) >> Criar novo campo:



Você deve informar:


  • Nome - a pergunta/informação que você quer que o participante responda (CPF, Estado, Qual é a sua profissão, etc.);


  • Tipo - qual será o formato de preenchimento (texto, data, números inteiros, múltipla escolha etc.);


  • Obrigatório - esta opção é para ser habilitada apenas se você quiser que o participante seja obrigado a responder esse campo para concluir a inscrição;


Importante: somente campos personalizados marcados como obrigatórios aparecerão para seleção na criação das etiquetas (crachá).


  • Único - esta opção é para ser habilitada apenas quando o campo exigir uma informação única de cada participante, como o CPF, RG, e códigos que regulamentam profissões (CRM).


Atenção: se você habilitar a opção "Único" em algum campo, o evento só vai permitir que haja uma inscrição confirmada com essa mesma informação. Então, se outro participante tentar se inscrever informando a mesma coisa, será avisado de que já existe uma inscrição com esse dado e ele não poderá concluir. Por isso, você precisa entender bem quando deve habilitar esta função.


Depois de inserir as informações, clique no botão Adicionar.


Pronto o campo já foi adicionado, mas você tem a possibilidade de personalizar ainda mais, configurando para que ele apareça apenas em determinados lotes e mais. Vamos conferir!


| Como personalizar


Do lado direito de cada campo inserido, existe o botão Editar. Clique nele e em seguida em Mostrar mais opções:




Além de poder editar as informações informadas anteriormente, você também pode:


  • Mostrar o campo apenas em determinado lote: caso deseje direcionar uma pergunta específica apenas para algum lote - por exemplo, comprovante de matrícula para o lote de estudantes, é só marcar neste campo os lotes nos quais a pergunta será direcionada. Ela só irá aparecer para os participante do lote configurado.


Observação: antes de vincular um campo a determinado lote, você precisa primeiro cadastrar os lotes, para que as opções apareçam aqui.


  • Inserir uma descrição: caso sua pergunta necessite de complemento você pode inserir aqui, para deixar ainda mais claro o que você solicitou.



  • Torná-lo dependente de outro campo: depois de fazer uma certa pergunta ao inscrito, pode ser que você precise fazer uma outra em sequência, como complemento. Aqui você marcará qual pergunta você quer vincular.


  • Só mostrar quando o valor do campo acima for: aqui você irá escrever qual será a resposta da pergunta anterior, para que essa que está vinculada apareça.


Por exemplo, se a pergunta for: Você é estudante? (usando a opção para “sim” ou “não”)
A próxima pergunta pode ser: Qual sua faculdade? (tornando dependente de “Você é estudante?” e só mostrar quando o valor do campo - a resposta - for “Sim”)


Os últimos dois campos estão interligados, então é fundamental seguir a ordem, primeiro tornando as questões dependente e depois configurando o valor do campo.


  • Não permitir a edição dele na área do participante: habilitando essa opção o inscrito não poderá alterar a informação do campo pela área do participante, após finalizar a inscrição. Apenas você, organizador, poderá realizar alterações nos dados informados.


| Como solicitar dados sensíveis ao participante de acordo com a nova LGPD


A nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tem o objetivo de garantir a privacidade dos dados pessoais das pessoas e permitir um maior controle sobre eles. Além disso, a lei cria regras claras sobre os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento dessas informações.


Dessa forma, a solicitação de dados sensíveis depende da autorização do participante. Então, se você precisar coletar informações dessa categoria, orientamos que o campo não seja obrigatório e que seja inserido, no regulamento do evento, um item de "Declaração de Privacidade", informando a finalidade da solicitação. Para maiores informações, veja o tutorial completo aqui.


| Como personalizar o formulário para inscrições internacionais


Seu evento vai permitir inscrições internacionais? Então, vamos te mostrar como solicitar informações específicas para participantes brasileiros e participantes de outras nacionalidades.


Tutorial completo aqui


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br.

Atualizado em: 16/05/2025

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