Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Status/Situação dos pagamentos


Quando uma compra é realizada na plataforma, ela pode passar por alguns status de pagamento, até que seja confirmada. No menu Financeiro > Pagamentos você pode buscar as compras que estão com um mesmo padrão de situação de pagamento:


Além disso, você pode acompanhar o status de todas as compras, filtrar uma transação específica, clicar nela e visualizar os detalhes do pagamento:



Para fazer a busca de alguma compra específica, basta digitar o número da compra, nome ou e-mail do comprador no campo Termo e depois clicar em Buscar.

Neste conteúdo, iremos detalhar quais os status de pagamentos possíveis e o que significa cada uma deles.

O que significa cada situação de pagamento



Iniciado - é quando a compra foi iniciada, mas ainda não foi finalizada;

Autorizado - é quando o pagamento está confirmado, mas ainda não está disponível para saque na sua carteira Mercado Pago;

Atenção: se a sua conta estiver verificada, o prazo para o valor ficar disponível para saque é de 14 dias, caso não esteja verificada, são 30 dias.

Concluído - é quando o pagamento já está confirmado e está disponível para saque;

Em análise - é quando o pagamento foi finalizado pelo comprador, mas está em análise pela operadora do cartão ou pelo Mercado Pago;

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Estornado - é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é devolvido (pelo organizador do evento) para o cartão de crédito do comprador;

Reembolsado - é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é reembolsado para a conta (quando a forma de pagamento for por boleto ou pix) do comprador;

Cancelado - é quando foi cancelado por falta de pagamento, análise da operadora do cartão ou intermediador;

Boleto impresso - é quando o pagamento ainda não foi confirmado, mas o boleto bancário foi gerado e pode ou não ter sido pago;

Boleto vencido - é quando não houve pagamento;

Em disputa - é quando ocorre cancelamentos requisitados pela operadora do cartão e o intermediador, auxilia o titular da conta, tenta a reversão desse pedido que foi contestado;

Chargeback - é processo inverso ao de um pagamento, o cliente contesta a compra realizada fazendo com que o valor seja estornado no cartão de crédito;

Em contestação - é quando o comprador contesta a compra solicitando o cancelamento junto à operadora do cartão, e pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo o não reconhecimento de compra;

Gratuito - é quando a inscrição não requer pagamento;

Reembolsos parciais todos - é quando são mostrados os dois tipos de reembolso parcial, o que o organizador devolveu parte do valor por fora do intermediador de pagamentos e o que ele fez direto no intermediador;

Reembolsos parciais manualmente - é quando o reembolso acontece por fora do intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma;

Reembolsos parciais via meio de pagamento - é quando acontece reembolso parcial diretamente no intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma.

Quando você realiza um reembolso parcial é necessário atualizar a situação da compra e da inscrição no seu evento. Veja aqui como fazer!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou através do e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 20/03/2025

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