Status/Situação dos pagamentos
Quando uma compra é realizada ela pode passar por alguns status de pagamento, até que seja confirmada. No menu Financeiro >> Pagamentos você pode buscar as compras que estão com um mesmo padrão de situação de pagamento:
Além disso, você pode acompanhar o status de todas as compras, filtrar uma transação específica, clicar nela e visualizar os detalhes do pagamento:
Para fazer a busca de alguma compra específica, basta digitar o número da compra ou nome ou email do comprador no campo Termo e depois clicar em Buscar.
Neste conteúdo, iremos detalhar quais os status de pagamentos possíveis e o que significa cada uma deles.
| O que significa cada situação de pagamento
Iniciado - é quando a compra foi iniciada, mas não existe garantias de que será finalizada;
Autorizado - é o quando o pagamento está confirmado, mas ainda não está disponível para saque na sua carteira Wirecard;
#Lembrete: se a sua conta estiver verificada, o prazo para o valor ficar disponível para saque é de 2 dias, caso não esteja verificada, são 14 dias.
Concluído - é quando o pagamento já está confirmado e está disponível para saque;
Em análise - é quando o pagamento foi finalizado pelo comprador, mas está em análise pela operadora do cartão ou pelo Wirecard;
#DicaDoity: Veja como evitar cancelamento das suas vendas via Mercado Pago.
Estornado - é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é devolvido (pelo organizador do evento) para o cartão de crédito do comprador;
Reembolsado - é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é reembolsado para a conta (quando a forma de pagamento for por boleto) do comprador;
Cancelado - é quando foi cancelado por falta de pagamento, análise da operadora do cartão ou intermediador;
Boleto impresso - é quando o pagamento ainda não foi confirmado, mas o boleto bancário foi gerado e pode ou não ter sido pago;
Boleto vencido - é quando não houve pagamento;
Em disputa - é quando ocorre cancelamentos requisitados pela operadora do cartão e o intermediador, auxilia o titular da conta, tenta a reversão desse pedido que foi contestado.
Chargeback - processo inverso ao de um pagamento, o cliente contesta a compra realizada fazendo com que o valor seja estornado no cartão de crédito;
Em contestação - é quando o comprador contesta a compra solicitando o cancelamento junto à operadora do cartão, e pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo o não reconhecimento de compra;
Gratuito - quando a inscrição não requer pagamento.
Reembolsos parciais todos - são mostrados os dois tipos de reembolso parcial, o que o organizador devolveu parte do valor por fora do intermediador de pagamentos e o que ele fez direto no intermediador;
Reembolsos parciais manualmente - o que ele reembolsou por fora do intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma;
Reembolsos parciais via meio de pagamento - o que ele reembolsou parcial diretamente no intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma.
Quando você realiza um reembolso parcial pelo intermediador de pagamento ou por outro meio de pagamento, é necessário atualizar a situação da compra e da inscrição no seu evento. Veja aqui como fazer!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de atendimento pelo chat online.
Atualizado em: 30/09/2024
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