Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Status/Situação dos pagamentos

Quando uma compra é realizada na plataforma, ela pode passar por alguns status de pagamento, até que seja confirmada. No menu Financeiro > Pagamentos você pode buscar as compras que estão com um mesmo padrão de situação de pagamento:


Além disso, você pode acompanhar o status de todas as compras, filtrar uma transação específica, clicar nela e visualizar os detalhes do pagamento:



Para fazer a busca de alguma compra específica, basta digitar o número da compra, nome ou e-mail do comprador no campo Termo e depois clicar em Buscar.


Neste conteúdo, iremos detalhar quais os status de pagamentos possíveis e o que significa cada uma deles.


O que significa cada situação de pagamento


  • **Iniciado - ** é quando a compra foi iniciada, mas ainda não foi finalizada;


  • **Autorizado - ** é quando o pagamento está confirmado, mas ainda não está disponível para saque na sua carteira Mercado Pago;


Atenção: se a sua conta estiver verificada, o prazo para o valor ficar disponível para saque é de 14 dias, caso não esteja verificada, são 30 dias.


  • **Concluído - ** é quando o pagamento já está confirmado e está disponível para saque;


  • **Em análise - ** é quando o pagamento foi finalizado pelo comprador, mas está em análise pela operadora do cartão ou pelo Mercado Pago;


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  • **Estornado - ** é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é devolvido (pelo organizador do evento) para o cartão de crédito do comprador;


  • **Reembolsado - ** é quando o pagamento que foi autorizado ou concluído é reembolsado para a conta (quando a forma de pagamento for por boleto ou pix) do comprador;


  • **Cancelado - ** é quando foi cancelado por falta de pagamento, análise da operadora do cartão ou intermediador;


  • **Boleto impresso - ** é quando o pagamento ainda não foi confirmado, mas o boleto bancário foi gerado e pode ou não ter sido pago;


  • **Boleto vencido - ** é quando não houve pagamento;


  • **Em disputa - ** é quando ocorre cancelamentos requisitados pela operadora do cartão e o intermediador, auxilia o titular da conta, tenta a reversão desse pedido que foi contestado;


  • **Chargeback - ** é processo inverso ao de um pagamento, o cliente contesta a compra realizada fazendo com que o valor seja estornado no cartão de crédito;


  • **Em contestação - ** é quando o comprador contesta a compra solicitando o cancelamento junto à operadora do cartão, e pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo o não reconhecimento de compra;


  • **Gratuito - ** é quando a inscrição não requer pagamento;


  • **Reembolsos parciais todos - ** é quando são mostrados os dois tipos de reembolso parcial, o que o organizador devolveu parte do valor por fora do intermediador de pagamentos e o que ele fez direto no intermediador;


  • **Reembolsos parciais manualmente - ** é quando o reembolso acontece por fora do intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma;


  • **Reembolsos parciais via meio de pagamento - **é quando acontece reembolso parcial diretamente no intermediador de pagamentos e atualizou na plataforma.


Quando você realiza um reembolso parcial é necessário atualizar a situação da compra e da inscrição no seu evento. Veja aqui como fazer!


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou através do e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 20/03/2025

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