Se você recebeu um email do Wirecard informando que o comprador solicitou o chargeback direto na operadora do cartão e quer saber como reverter essa operação, iremos te ajudar.

| O que é um chargeback?

O Chargeback é a solicitação que o comprador faz direto ao banco emissor do cartão para o cancelamento de uma compra. Qualquer pessoa que comprou online tem o direito de pedir este cancelamento em até 180 dias após a última parcela da compra.

Os motivos podem ser:

O não reconhecimento do termo que aparece na fatura, então, o comprador não associa a cobrança ao site onde efetuou a compra da inscrição;
O comprador se sentiu lesado por algo que não estava de acordo com o esperado;
O comprador está agindo de má fé e efetua o cancelamento da compra;
Ou porque o cartão foi utilizado indevidamente por pessoas não autorizadas.

A operação de reversão é feita por você, diretamente na sua conta Wirecard, no menu Chargbacks, onde você envia os documentos que comprovam que a venda foi realizada e o serviço foi consumido.



Quer entender quais são os status de um chargeback? Dá uma olhada neste conteúdo do Wirecard!

| Como reverter um Chargeback

Assim que o Wirecard recebe a notificação da operadora de cartão avisando do cancelamento da compra, o valor é bloqueado na sua Conta. Em seguida, eles enviam um email ao titular da conta, notificando o bloqueio e solicitando a documentação que comprove a entrega do produto ou serviço para tentativa de reversão e desbloqueio do valor.

#Atenção: é necessário que você sempre verifique as mensagens que o Wirecard envia para o seu email e quando se tratar de uma contestação de compra, envie os documentos necessários para a comprovação do consumo do serviço (evento), sempre respeitando os prazos e orientações que eles recomendarem.

| Documentos para comprovar a venda e a utilização do serviço

Print da tela que mostra os detalhes da compra (dados da compra e da inscrição)
Recibo da compra
Comprovante de inscrição
Certificado de participação
Relatório do credenciamento

Caso o evento seja online, você ainda pode adicionar estes comprovantes:

Relatórios dos acessos das salas de transmissão
Print dos comentários feitos
Relatórios dos comentários da sala

#Atenção: sempre que enviar relatórios, coloque os dados do participante em questão destacados.

| Como enviar os documentos

Acesse a Conta do Moip/Wirecard e depois clique em Chargebacks, busque a compra em questão e envie os documentos. Veja o tutorial completo aqui.

Se após estes passos você encontrar alguma dificuldade, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat online.
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