Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como gerar um novo boleto

É possível gerar uma nova cobrança para uma compra feita por boleto bancário que esteja com os status Cancelado ou Boleto vencido.

Observação: ao criar uma nova cobrança via Mercado Pago para compras canceladas feitas com cartão de crédito, boleto ou Pix, você pode escolher entre gerar um novo boleto ou um código Pix para pagamento.

Para gerar um novo boleto, acesse o opção Financeiro > Pagamentos e pesquise o pagamento.

Se a compra estiver com o status Cancelado ou Boleto vencido, ao lado já aparecerá o botão para gerar um novo boleto:



Basta clicar nele e seguir os passos.

Se a compra ainda estiver com o status Boleto impresso ou Iniciado é necessário primeiro clicar no nome do comprador e em seguida cancelar a transação:



Agora, clique em Cancelar compra:



Observação: por questões de segurança, no exemplo acima foram ocultados, propositalmente, alguns dados do pagamento.

Atenção: é crucial que se tenha certeza de que o boleto do participante está vencido e/ou que o mesmo não efetuou o pagamento. Lembrando que o boleto leva até 2 dias úteis para ser compensado no sistema. Então, essa atenção é necessária para não gerar transtornos.

Vai aparecer esta tela:



Depois de confirmar o cancelamento, você deverá informar a nova data de vencimento do boleto.

Observação: ao surgir a opção de informar a nova data de vencimento, sugerimos que a data limite do vencimento seja 4 dias úteis antes do inicio do seu evento, pois é o tempo que se leva para o banco confirmar o pagamento do boleto.

Após informar os dados e clicar no botão Gerar, o comprador receberá um e-mail com o novo boleto e as informações de pagamento atualizadas.

Quando posso criar uma nova cobrança:



Quando o boleto do participante estiver vencido, se a compra não estiver pendente;

Quando a compra for cancelada por algum motivo;

Em situações que:

O boleto leva até 2 dias úteis para ser compensado: enquanto isso a compra fica pendente, então, antes de criar uma nova cobrança, certifique-se de que a compra não está em processo de finalização ou pendente por algum motivo.

A compra pode ser cancelada quando: no processo de débito, o comprador não finaliza a compra; no processo do boleto, ele vence; no processo do cartão de crédito, a compra não é aprovada por algum motivo.

Importante: quando a compra for emitida, os dados do comprador não podem ser alterados, porque são enviados diretamente para o nosso intermediador de pagamentos. Caso, seja necessário mudar os dados, uma nova compra precisará ser feita.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 10/06/2024

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