Como devolver um pagamento via Mercado Pago
É possível fazer a devolução (reembolso/cancelamento) de um pagamento recebido via Mercado Pago. Para saber como fazer isso, continue a leitura!
Acesse sua conta Mercado Pago, pelo site ou aplicativo, e clique no menu Atividade, pesquise o pagamento que deseja devolver (insira o número da compra) e clique na opção Devolver dinheiro.
A devolução pode ser parcial ou total. Basta inserir o valor desejado para a devolução, avançar para a tela de confirmação dos dados e em seguida clicar no botão **Devolver. **
Confira detalhes do passo a passo:
- No Mercado Pago, clique no menu Atividade, insira o número da compra na barra de busca e pesquise o pagamento que deseja devolver:
- Clique na compra para acessar os detalhes, e depois em Devolver dinheiro:
- Ao selecionar essa opção, irá aparecer uma nova tela para você inserir o valor que quer devolver e um motivo (opcional):
- Clique em Continuar para revisar os dados. Ao confirmar, finalize clicando no botão Devolver.
Em seguida, você poderá enviar o comprovante de devolução para o comprador, caso deseje. Para fazer isso, basta clicar em Imprimir.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE DEVOLUÇÕES
- Ao realizar um reembolso total no Mercado Pago, a compra será cancelada automaticamente na plataforma;
- Ao realizar um reembolso parcial no Mercado Pago, a compra será atualizada automaticamente na plataforma e será possível realizar o cancelamento da inscrição manualmente;
- A devolução de pagamentos via boleto só pode ser feita após a compensação do boleto;
- A devolução por boleto, por padrão, é feita para uma conta Mercado Pago vinculada ao e-mail e CPF do comprador;
- A devolução de pagamentos via pix é imediata;
- A devolução de pagamentos via cartão de crédito só pode ser realizada até 180 dias após a venda ter sido feita e será efetuada na fatura do cartão do comprador;
- A devolução de boleto e pix é limitada a transações realizadas nos últimos 90 dias. Caso passe desse período, deve ser feita uma transação à parte, nesse caso, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução.
#DicaDoity: para saber como vender inscrições por pix no seu evento, confira este conteúdo.
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 18/03/2025
Obrigado!