Como devolver um pagamento via Mercado Pago

É possível fazer a devolução (reembolso/cancelamento) de um pagamento recebido via Mercado Pago. Para saber como fazer isso, continue a leitura!
Você já conhece a política de reembolso da Doity? Confira neste conteúdo!
Acesse sua conta Mercado Pago, pelo site ou aplicativo, e clique no menu Atividade, pesquise o pagamento que deseja devolver (insira o número da compra) e clique na opção Devolver dinheiro.
Para conferir o número da compra, basta acessar o menu Financeiro > Pagamentos no painel do evento, buscar o comprador para acessar os detalhes da transação e copiar o número da compra. Confira o exemplo abaixo:

A devolução pode ser parcial ou total. Basta inserir o valor desejado para a devolução, avançar para a tela de confirmação dos dados e em seguida clicar no botão Devolver.
Confira detalhes do passo a passo:
No Mercado Pago, clique no menu Atividade, insira o número da compra na barra de busca e pesquise o pagamento que deseja devolver:

Clique na compra para acessar os detalhes, e depois em Devolver dinheiro:

Ao selecionar essa opção, irá aparecer uma nova tela para você inserir o valor que quer devolver e um motivo (opcional):

Clique em Continuar para revisar os dados. Ao confirmar, finalize clicando no botão Devolver.
Importante: caso a compra tenha sido feita via cartão de crédito ou boleto, ao clicar em Devolver, você já estará realizando a devolução. Diferente da devolução via pix, as devoluções por estas formas de pagamento não possuem uma tela para confirmar os dados. Confira o exemplo abaixo:

Em seguida, você poderá enviar o comprovante de devolução para o comprador, caso deseje. Para fazer isso, basta clicar em Imprimir.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE DEVOLUÇÕES
Ao realizar um reembolso total no Mercado Pago, a compra será cancelada automaticamente na plataforma;
Ao realizar um reembolso parcial no Mercado Pago, a compra será atualizada automaticamente na plataforma e será possível realizar o cancelamento da inscrição manualmente;
A devolução de pagamentos via boleto só pode ser feita após a compensação do boleto;
A devolução por boleto, por padrão, é feita para uma conta Mercado Pago vinculada ao e-mail e CPF do comprador;
Atenção: nos casos em que o comprador não tiver uma conta Mercado Pago ou o e-mail informado na compra esteja errado, você será direcionado para transferir o valor para uma conta bancária, necessitando dos dados ou chave pix do comprador. Após a devolução, o cancelamento da compra no evento deverá ser manual e, como a devolução será uma transação à parte, a taxa de serviço da plataforma ficará retida. Confira aqui como fazer o reembolso manual.
A devolução de pagamentos via pix é imediata;
A devolução de pagamentos via cartão de crédito só pode ser realizada até 180 dias após a venda ter sido feita e será efetuada na fatura do cartão do comprador;
A devolução de boleto e pix é limitada a transações realizadas nos últimos 90 dias. Caso passe desse período, deve ser feita uma transação à parte, nesse caso, a taxa de serviço da plataforma fica retida, não sendo possível realizar sua devolução.
Confira este conteúdo para mais informações sobre devoluções.
#DicaDoity: para saber como vender inscrições por pix no seu evento, confira este conteúdo.
Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 18/03/2025
Obrigado!