Como integrar minha conta da Doity com o RD Station?
O RD Station é uma plataforma de automação de marketing, e a integração com a Doity te ajuda a gerenciar os leads (contatos), as vendas e os relacionamentos gerados no seu evento. Com essa captura, você pode criar fluxos de automação específicos para cada público do seu evento, o que permite uma comunicação mais personalizada e melhor direcionada.
Neste conteúdo, você vai conferir:
Informando suas credenciais RD na Doity
Como configurar os campos personalizados
Como configurar a origem do lead
Como funcionam as conversões capturadas
Informando suas credenciais RD na Doity
Primeiro, tenha em mãos as credenciais do RD Station, indo em Integrações:
Copie o Token público e o Token privado.
Acesse a tela de integração na Doity, pelo painel do evento >> Menu Integrações ou através do link:
https://doity.com.br/admin/integracoes/index/[ID_DO_EVENTO]
Clique em configurar a integração, informe os dados copiados, salve as informações e clique no botão para ativar a integração:
Você também pode definir um prefixo para conversões e um prefixo para tag. Esses prefixos facilitam as segmentações no RD Station.
Imagine que seu evento se chama Congresso de Vendas 2019. O prefixo para conversão poderia ser: "Congresso de Vendas 2019" e o prefixo para tag "cv2019". Se você preferir, pode não preencher essas informações, porque não são campos obrigatórios e não impacta nos resultados, apenas facilita o gerenciamento.
Após ativar a integração, todas as tentativas de inscrições, as inscrições finalizadas e as mudanças de status de pagamentos serão enviados para o RD Station.
Como configurar os campos personalizados
Para ter acesso aos detalhes da inscrição e da compra preenchidos pelo participante do seu evento, você deve, obrigatoriamente, criar no RD Station os mesmos campos que aparecem no seu evento.
Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o menu Converter > Campos personalizados;
- Clique em Criar campo personalizado. Depois, preencha as informações referentes a criação do campo;
- Salve as informações.
Para ter acesso às informações principais, você deve criar no mínimo estes campos:
- Forma de Pagamento
- Valor Total da Compra
- ID Compra
- ID inscricao
- Valor da inscricao
- Lote
- Lote atividade
Como configurar a origem do lead
Para evitar que as informações de origem do lead fiquem como "Desconhecido", é necessário configurar a URL do seu site criado na plataforma Doity com os parâmetros UTM.
A seguir, mostraremos o passo a passo para configurar o link do seu evento com as UTMs.
Para que as UTMs configuradas funcionem corretamente, é essencial que, no mínimo, três opções sejam configuradas no link:
- utm_source;
- utm_medium;
- utm_campaign.
Dessa forma, você precisará inserir essas opções no link do seu site, por exemplo:
doity.com.br.com.br/seu-evento?utm_source=google&utm_medium=ppc&utm_campaign=campanha-exemplo
Você tem duas opções para configurar as UTMs, pode fazer isso manualmente, digitando as configurações ao lado do link, ou utilizar o URL Builder, uma ferramenta fornecida pela Google. Com o URL Builder, basta inserir o link e o conteúdo de cada UTM, e a ferramenta criará o link final automaticamente.
Uma vez configurado o link, as origens dos leads convertidos através desse link seguirão as configurações inseridas por você.
Como funcionam as conversões capturadas
Os leads e as conversões são enviados para o RD Station nas seguintes situações:
Passo 1 da compra
Assim que o lead escolhe os lotes e informa o nome e o e-mail, são enviados:
- nome e e-mail (e telefone se habilitado)
- tag "comprador"
- tag com nome do evento
- conversão "Inscrição iniciada"
Exemplo da conversão no RD:
Passo 2 da compra
Após preencher todos os dados de inscrição e pagamento, cada participante é enviado como lead com as seguintes informações:
- todos os campos personalizados
- tipo da inscrição/ingresso
- tag "participante"
- dados da compra: Forma de pagamento, valor, link do boleto
- conversão "Inscrição finalizada"
Exemplo da conversão no RD:
Conversões para os status de pagamento
A partir da finalização da inscrição, a plataforma enviará para o RD Station todos os status de pagamento (aprovado, cancelado, reembolsado…) como evento de conversão:
{prefixo} - Pagamento Confirmado / Compra finalizada
{prefixo} - Boleto Vencido
{prefixo} - Cartão Recusado
{prefixo} - Reembolso Confirmado
Em cada evento de conversão, são enviados os seguintes dados:
- código da compra
- código do boleto
- valor da compra
Exemplo de conversão "Boleto emitido":
Após envio da conversão "Pagamento Confirmado" / "Compra finalizada", o RD altera o estágio do Lead para Cliente, e marca a venda:
Exemplos de segmentação que pode criar na base de leads do RD a partir da integração:
- apenas compradores
- apenas participantes
- quem ainda não pagou o boleto (para tentar converter a venda, reenviando o link)
- apenas quem teve o pagamento aprovado
- por lote
- por evento (quando vende mais de um evento)
- quem iniciou a compra mas desistiu (abandono de carrinho)
- quem finalizou a compra mas não pagou (recuperar compra)
Qualquer dúvida sobre a integração, nosso time de atendimento está à disposição para ajudar. Entre em contato conosco pelo chat online em nosso site ou pelo e-mail contato@doity.com.br
Atualizado em: 27/02/2025
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