Artigos sobre: Inscrições e pagamentos

Como emitir notas fiscais no meu evento

Sabia que é possível emitir Notas Ficais no seu evento? Sim, a Doity disponibiliza essa opção por meio do Enotas. Para começar a emitir é simples. O primeiro passo é solicitar a liberação da ferramenta.

| Como solicitar a habilitação da ferramenta



O primeiro passo para utilizar a ferramenta é solicitar a habilitação no seu evento aqui na Doity! Fale com o nosso time de atendimento pelo chat online ou pelo email contato@doity.com.br.

A ferramenta é liberada gratuitamente em eventos caracterizados como pagos, ou seja, precisa que no mínimo 60% das inscrições realizadas sejam pagas, e que o valor de cada uma seja igual ou maior que 10 reais.

| Como configurar a ferramenta



Após a liberação, basta acessar o menu Avançado e iniciar as configurações.

A visualização ficará do seguinte modo:



É preciso definir se a emissão será automática ou manual:

Modo Automático - Sempre que uma compra for concluída, o processo de emissão da nota é iniciado automaticamente, sem precisar de uma solicitação por parte do organizador. A situação da nota fica disponível nos detalhes da compra, se ela for autorizada. Nessa mesma tela, você também tem a opção de reenviar a nota.

Modo Manual - Quando uma compra é concluída, o organizador pode acessar os detalhes da compra, onde será possível iniciar o processo de emissão da nota fiscal. Assim que ela for aprovada, é só clicar em "enviar" para que o participante receba a nota no endereço de e-mail cadastrado.

IMPORTANTE: caso você também emita notas fiscais em outro sistema, utilizando o mesmo CNPJ, sempre que for alternar a emissão das notas entre os sistemas, você deve atualizar o campo Número do RPS atual, na tela de cadastro da empresa para emissão de notas. Isso deve ser feito porque as notas fiscais devem ser emitidas com números sequenciais, e não podem ter o mesmo número.

Após essa definição, é necessário cadastrar a empresa.

Alguns dados precisarão ser informados:

Endereço da empresa;
Identificação da empresa;
Dados municipais
Certificado digital.

Preciso de certificado digital? Para a emissão de nota fiscal de serviço, a necessidade do certificado dependerá exclusivamente de sua prefeitura. Caso a sua cidade exija o certificado, será necessário o modelo A1 (contido em arquivo). O eNotas automatiza emissão de nota fiscal até mesmo sem certificado em diversas prefeituras, como São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Guarulhos e várias outras.

Depois de preencher essas informações e anexar o arquivo, é só aguardar a análise feita pelo Enotas. Quando os dados forem analisados e a empresa estiver aprovada, acesse o menu Avançado e habilite a empresa cadastrada e salve a alteração no final da página:



Observação: é possível cadastrar mais de um CNPJ para a emissão de notas.

Pronto, você já pode começar a emitir as Notas Fiscais do seu evento.

| Como emitir as notas



Existe as seguintes opções:

Emitir várias notas de uma só vez

Para emitir mais de uma nota fiscal de uma só vez você deve acessar o menu Financeiro > Pagamentos > Nota fiscal:




O botão Enviar notas: emite as notas para todas as transações aprovadas que ainda não tiveram a nota fiscal emitida, e envia o arquivo via e-mail para o comprador;

O botão Enviar e-mails de todas as notas emitidas: envia um e-mail para todos os compradores que já tiveram as notas fiscais emitidas.

Observação: esse botão só aparecerá quando o cadastro da empresa estiver configurado corretamente no menu Avançado.

Clicar na compra e emitir a nota individualmente

Ao clicar na compra, irão aparecer os detalhes do pagamento e um botão para solicitar a emissão:



Observação: por questões de segurança, no exemplo acima foram ocultados, propositalmente, alguns dados do pagamento.

Essa opção é ideal para você emitir apenas alguma nota específica, caso não queira emitir para todos os compradores.

| Como acessar o relatório das notas emitidas



Você deve acessar o menu Avançado e clicar em Adicionar empresa:



Basta clicar no ícone destacado abaixo para ter acesso ao relatório:



Pronto, agora você já sabe como emitir notas fiscais no seu evento aqui na Doity!

Caso tenha alguma outra dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!