Artigos sobre: Eventos online

Plataformas para transmitir um evento online pelo Youtube

Para a realização de um evento online, é preciso escolher uma plataforma de transmissão que supra todas as suas necessidades.

Neste conteúdo, vamos te mostrar algumas opções que são mais completas que a transmissão nativa do YouTube e que podem ser vinculadas a ele, incrementando a sua transmissão ao vivo e com isso agregando valor ao seu evento online.

| Zoom



O Zoom é uma ferramenta muito conhecida quado se trata de realizar chamadas de vídeo, mas você também pode usá-lo para transmitir seu evento.




Ele oferece duas versões: a gratuita - que será boa para a maioria dos cenários - e uma paga, com mais recursos. Em ambos você pode realizar reuniões virtuais, conversar por vídeo, fazer conferências com mais de um anfitrião, ligações que você pode compartilhar da tela, até ministrar aulas e mostrar slides.

Enquanto o plano gratuito permite fazer transmissões de até 40 minutos e convidar 100 pessoas, a conta empresarial (paga) amplia o número de participantes para 1.000 pessoas, sem limite de duração e te dá acesso ao Zoom Webinar. Você deve escolher a que faz mais sentido para o seu evento.

Veja aqui um tutorial completo de como configurar o Zoom para o seu evento.

| OBS Studio



O OBS Studio é um dos programas de gravação e transmissão ao vivo mais populares. Ele permite a criação de cenas (telas que o organizador do evento online precisará utilizar em sua transmissão), por exemplo: câmera principal com foco em quem está falando, apresentação de slides e câmera aberta mostrando todo o ambiente.




Além disso, o OBS é gratuito e ainda consegue se integrar a outras plataformas, permitindo que você transmita pela sua preferida. O que isso significa na prática?

Que você pode criar todo o seu evento por ele e o seu público assiste através do Youtube, Facebook ou Twitch.

#Importante: o OBS é mais indicado para situações em que você consegue organizar o espaço e os equipamentos e realizar toda a transmissão a partir deste local. Então, para transmitir uma videoconferência com palestrantes em locais distintos, tente o Zoom ou outras ferramentas que vamos mostrar aqui.

Veja aqui um tutorial completo de como configurar o OBS Studio para o seu evento.

| Stage Ten



Essa ferramenta via web permite a criação de conferências com compartilhamento de tela, áudio e vídeo do anfitrião e de seus convidados.




A ferramenta está disponível de forma gratuita e também com uma versão paga que disponibiliza a transmissão em mais de uma plataforma, apesar disso, sua versão gratuita é bem versátil e supre a maior parte das necessidades de seus usuários.

Veja aqui um tutorial completo de como configurar o Stage Ten para o seu evento.

| StreamYard



Essa ferramenta via web permite a criação de conferências com compartilhamento de tela, áudio e vídeo, além disso é possível convidar até seis pessoas, na versão gratuita, para estarem simultaneamente na transmissão (esta última opção funciona apenas pelo computador).




Veja aqui um tutorial completo de como configurar o StreamYard para o seu evento.

| Dicas Doity



Em eventos online, todo detalhe faz a diferença, por isso, é preciso alinhar com os palestrantes alguns pontos importantes:

Equipamentos: certifique-se que o ambiente do seu palestrante possui boa câmera, microfone, iluminação e acesso rápido e estável de internet;


Roteiro: ele ajudará a guiar a transmissão, dando ritmo adequado e fazendo bom uso do tempo de todos os envolvidos;


Mediador: ter outra pessoa auxiliando na transmissão traz dinamismo, organização e serve de ponto de apoio caso algum imprevisto ocorra;

Treinamento e testes: busque ao máximo entender sobre todas as ferramentas utilizadas, faça testes e, dentro do possível, encoraje o palestrante a fazer o mesmo. Se tiver abertura, faça os testes junto, pois é uma forma de garantir que tudo irá fluir bem.

Você conferiu as nossas dicas de ferramentas de transmissão, mas já sabe como criar seu evento online na Doity? Veja aqui!

| Use a Doity Play



Além da opção de transmitir seu evento por um link externo, também disponibilizamos a Doity Play. Com ela é possível criar o ambiente virtual ideal para os participantes assistirem ao evento e você também consegue facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, promovendo interação pelo chat online.



Preparamos um passo a passo completo de como utilizar a Doity play para transmitir seu evento online. Confira!

#Atenção: se você escolher o YouTube para hospedar a transmissão, devido a uma política recente deles, para incorporar uma live em outra plataforma (nesse caso, a Doity play), é necessário que a sua conta Google tenha sido criada antes de agosto de 2016 ou possua mais de 1000 inscritos no canal (confira as regras aqui). Nos vídeos gravados não tem nenhuma limitação. Mas, se a sua live tiver esse bloqueio, você pode optar pelo Twitch (passo a passo aqui), que também é uma ferramenta gratuita.


Ficou com alguma dúvida? Você pode falar como o nosso time de atendimento pelo chat em nosso site ou pelo email contato@doity.com.br.

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!