> ## Knowledge Base Index
> Fetch the complete knowledge base index at: https://ajuda.doity.com.br/sitemap.xml
> Use this file to discover available pages before exploring further.
> Pure-Markdown content can be obtained by appending a '.md' suffix to the content URLs listed in the sitemap (without the trailing slash).

# Credenciamento em atividades pelo ID da inscrição principal

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/modelos-de-banner-pconteudo-11_1308ad2.png)

Podemos te ajudar a simplificar o processo de credenciamento em atividades! Com essa funcionalidade, você pode credenciar o participante na atividade diretamente através do QR code ou código de barras da **inscrição principal** (realizada no lote), que está presente no crachá do participante.

|| ATENÇÃO: As funções Credenciar Direto, Credenciar por ID's e Credenciar todos fazem parte do Credenciamento Profissional – gratuito para eventos pagos! [Saiba mais aqui.](https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-fazer-o-credenciamento-do-evento-azbsqe/#1-credenciamento-profissional)

Essa alternativa otimiza o gerenciamento, uma vez que o participante não precisará buscar o número de inscrição na atividade no voucher. Através da inscrição principal, é possível extrair rapidamente os dados vinculados à atividade, agilizando assim o processo de check-in na entrada da sala.

**Quer saber como fazer isso? Basta seguir o passo a passo abaixo:**

Primeiro, você deve acessar o menu **Inscrições** > **Inscrições em atividades**:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/credenciamento-id_19q5fne.png)

Depois disso, você deve localizar a atividade que estará credenciando e clicar no botão **Credenciamento**, como destacado no exemplo abaixo:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/captura-de-tela-2026-08-21-150_14vlm43.png =750xauto)

Desta forma, você será direcionado para a **área de credenciamento** da atividade escolhida:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/2_sdagtr.png =799xauto)

Para credenciar o participante na atividade, você deve inserir o **ID da inscrição principal** no evento. Acessando o menu **Inscrições** > **Lista de Inscritos** clicando no nome do participante você poderá visualizar o número de inscrição do participante (ID) como no exemplo abaixo:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/captura-de-tela-2026-08-21-151_xogoo2.png =805xauto)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/4_64izhs.png =813xauto)

Para realizar o credenciamento do participante na atividade basta selecionar a busca por número de inscrição e inserir o **ID da inscrição principal.** Clicar em **Buscar** e depois no botão **Credenciar**:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/5_1nqhzl9.png =848xauto)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/6_1vddg86.png =876xauto)

E se por acaso você tiver realizado o credenciamento de algum participante por engano, basta clicar no botão **descredenciar** destacado abaixo para desfazer o comando:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/7_z48c8t.png =896xauto)
# Facilite o credenciamento com um leitor de códigos

Para otimizar o tempo e evitar filas no credenciamento, você pode selecionar a opção **Credenciar Direto**:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/3/c/3/2/3c32b7be0539fe00/8_nh56g6.png =749xauto)

Desta forma, basta utilizar um leitor de códigos para ler o QR Code ou código de barras no voucher e o participante será credenciado na mesma hora.

**#DicaDoity:** sugerimos o uso deste modelo de leitor de códigos (Exbom LCB-Q200).

| Observação: para saber como configurar as etiquetas [clique aqui](https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/impressao-de-etiquetas-1cj98to/).

# Utilize o App de Check-in

Com nosso app é possível realizar o credenciamento em atividades fazendo a leitura do QR Code da inscrição principal. Para fazer isso, você deve:

1. Acessar o credenciamento em atividade no aplicativo;
2. Ler o QR Code da inscrição principal do participante;
3. Selecionar a opção Imprimir etiqueta e clicar em **Credenciar** para confirmar.

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/3c32b7be0539fe00/prints-conteudo-app_19ezr44.png)

Essa funcionalidade otimiza o processo ajudando a diminuir filas. [Clique aqui para saber mais.](https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/aplicativo-de-check-in-para-eventos-1mjzoi6/)

||| Para saber como realizar o credenciamento geral do evento [acesse este conteúdo.](https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-fazer-o-credenciamento-do-evento-azbsqe/)

Pronto, agora você tem as informações necessárias para realizar o credenciamento nas atividades do seu evento aqui na Doity!
 
Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online em nosso [site](https://doity.com.br/) ou pelo e-mail contato@doity.com.br ;)  