Artigos sobre: Dia do evento / Secretaria

Como fazer o credenciamento do evento

O credenciamento (checkin dos participantes) permite uma melhor organização, controle e segurança no seu evento, visto que todos os participantes serão previamente identificados na recepção.

É, também, nesse momento que podem ser feitas as impressões das etiquetas e entrega dos crachás.

Para fazer o credenciamento dos participantes é necessário acessar a opção Secretaria >> Credenciamento no menu do evento, onde aparecerá três opções:



Buscar participante: você pode consultar os participantes pelo número de inscrição, nome ou e-mail, e terá a opção credenciar em cada participante retornado na busca e, ao lado, o botão para emitir a etiqueta individual na impressora térmica (veja mais sobre etiquetas);

Credenciar direto: você pode informar o número de inscrição do participante, credenciá-lo e imprimir a etiqueta individual em uma única ação. Nessa opção, também é possível utilizar o leitor de código de barras para facilitar o credenciamento. Basta conectar o leitor ao notebook e fazer a leitura do código de barras ou QR Code disponível no comprovante de inscrição do participante, em seguida clique no botão "Credenciar". Sugerimos o uso deste modelo de leitor de códigos (Exbom LCB-Q200);

Credenciar por ID's: você pode copiar e colar uma lista de números de inscrições do evento, separados por vírgula, e credenciar vários de uma vez. Essa é uma opção interessante para os organizadores que optarem por utilizar outro sistema para credenciamento e quiser credenciar na plataforma depois, para fazer a emissão dos certificados.

| Credenciando vários participantes de uma única vez



É possível credenciar vários participantes em uma única ação. Para isso, acesse a opção Credenciar todos os confirmados, selecione os participantes que deseja credenciar e clique no botão Credenciar selecionados.



| Restringir horário para credenciamento por lote



Ao configurar os lotes para inscrição no Passo 2 (Inscrições) de criação do seu evento é possível habilitar a opção Restringir horário para credenciamento neste lote, com essa opção é possível definir data e horário de início e término para credenciar os participantes inscritos no lote.

Exemplo:



O participante inscrito neste lote só poderá ser credenciado no período configurado.

#DicaDoity: você pode usar essa ferramenta para restringir o credenciamento do lote quando ele der acesso a apenas um dia do evento presencial, por exemplo. Dessa forma, o participante que adquiriu o lote não conseguirá ser credenciado em outro dia do evento.

Atenção: caso a tentativa de credenciamento seja realizada fora do período configurado, não será possível credenciar o participante. Na plataforma, aparecerá a seguinte mensagem: “Participante não credenciado - O lote que o participante está inscrito tem regras de data e hora para credenciamento.” E se a tentativa de credenciamento for pelo aplicativo para check-in, aparecerá “Ocorreu algum erro. Por favor tente novamente”.

| Aplicativo de check-in



Você também tem a opção de realizar o credenciamento por meio do Aplicativo de Check-in da Doity. Saiba mais aqui.



| Credenciando os participantes do seu evento online pela Doity play



Na Doity Play, o participante será credenciado automaticamente no evento. Clicando em Regras para Credenciamento no menu de Transmissão, você poderá alterar a preferência de como o credenciamento ocorrerá, seja pelo tempo de permanência no evento, pela quantidade de comentários no chat ou simplesmente por ter acessado o evento durante sua realização!



Veja aqui o passo a passo de como credenciar os participantes e gerar os relatórios na Doity play.

| Credenciamento em atividades pelo ID da inscrição principal



Ao realizar o credenciamento das atividades do seu evento, podemos te ajudar a simplificar esse processo!

Você tem a opção de credenciar o participante na atividade diretamente através do QR code ou código de barras da inscrição principal (realizada no lote), que está presente no crachá do participante.

Essa alternativa otimiza o gerenciamento, uma vez que o participante não precisará buscar o número de inscrição na atividade no voucher. Através da inscrição principal, é possível extrair rapidamente os dados vinculados à atividade, agilizando assim o processo de check-in na entrada da sala.

Quer saber como fazer isso? Basta seguir o passo a passo aqui.

Com os participantes já credenciados, você só precisa configurar o certificado e fazer a liberação.

IMPORTANTE: os certificados do evento só serão emitidos para os participantes credenciados (com presença confirmada no evento).

Caso tenha alguma outra dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento através do chat online ou pelo e-mail contato@doity.com.br

Atualizado em: 15/02/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!